A CORRUPÇÃO COMO INSTITUIÇÃO

Embora o assunto seja um tanto redundante, atualmente nos fica difícil ignorá-lo posto que notícias sobre o tema pontuam os jornais e as demais mídias do país e do mundo.

Afinal , quem sabe se batermos na mesma tecla, aliás literalmente eu vivo teclando por aqui, um dia tenhamos uma surpresa boa daquelas que ocorrem por mera insistência...

Água mole em pedra dura...

Todavia a corrupção é dura demais para ceder....e algo duro de se suportar socialmente.

Tem custo alto e consequências intangíveis para o coletivo.

O que incomoda é saber que todo mundo sabe que a corrupção é endêmica, ou seja, uma maneira técnica de qualificar um fenômeno perene que não se consegue sanar.

É aquela que já faz parte do nosso cenário social, algo tão culturalmente enraizado e organizado que soa como "instituição".

Se por aqui se diz que há instituições falidas, taí uma que está longe de sucumbir.

Às vezes é algo tão subliminar que fica difícil provar, porém quando quando estoura na imprensa todo mundo se revolta, e até o governo corre para tampar o sol com a peneira.

Como cidadão comum, sempre repito, aqueles minoritários que cumprem seu dever fiscal sem muito direito aos direitos por aqui, eu confesso meu total desânimo e minha perplexidade.

Nem falo só por mim mas falo principalmente pelo todo social que "assisto" diariamente. "Assistir" de ver e de cuidar.

Em mim há um sentimento de vergonha endêmica pelo tudo que vemos, o que é uma pena. Acompanhada duma total sensação de impotência.

Gostaria dum país melhor para aos meus netos porque já nem penso nisso para os meus filhos.

Haveria solução? Talvez. Eu não saberia nem por onde começar.

Penso que corrupção deveria ser considerada crime hediondo, porém nos surgiria um sério problema: aonde colocar tanta gente para cumprir pena? E como sensibilizar a Justiça?

Dizem que estamos em gerúndio crescimento...estamos sendo, estamos fazendo, estamos acontecendo...estamos esperando...inclusive.

Estamos crescendo em todos os sentidos...de direções incertas.

Inclusive na marcha a ré.

Um país rico é um país sem corrupção.

Poderíamos começar crescendo... por aí.