A importância do aprofundamento em tempos de imediatismo
De forma geral, a tendência da comunicação atual é marcada por uma velocidade de informação contrária a qualquer tipo de aprofundamento em nosso mundo globalizado. Desta forma, o incessante imediatismo em relação às informações é conduzido, muitas vezes, pelo sensacionalismo em vez da veracidade e ou importância concreta dos fatos.
Por muitas vezes, nos deparamos com boatos – principalmente na web - que, ao serem revistos, acabam sendo desmentidos ou corrigidos de forma brusca depois de algum tempo. A credibilidade e, em alguns casos, a relevância da notícia são esquecidas a serviço do impacto de apreensão gerado no espectador, fazendo com que a polêmica seja mais atraente e vista que uma informação realmente importante para a sociedade.
Atualmente, diferentemente do que é imposto, informações geradas por meios de comunicação podem ser tão contestáveis quanto qualquer boato gerado por intermédio de redes sociais. Vivemos fechados ao que nos dizem, podendo ser desmentidos a qualquer momento quando surpreendidos a uma análise mais aprofundada sobre determinados assuntos.
Quando desconfiamos da credibilidade de alguma emissora ou de um jornal, por exemplo, percebemos que precisamos conferir outras versões sobre um mesmo fato noticiado anteriormente. Apesar da necessidade de averiguar os fatos, deixamos de assistir, ouvir ou ler a mídia em geral e, assim, podemos nos precipitar sobre nossas conclusões ao depararmos, sem aprofundamento, com boatos e informações com teor mais opinativo antes de saber o que está acontecendo de forma concreta.