MAPA CULTURAL PAULISTA 2011/2012
MAPA CULTURAL PAULISTA
EDIÇÃO 2011/2012
FASE MUNICIPAL
O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pelo Abaçai Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercambio da produção cultural no Estado de São Paulo e ao mesmo tempo estimular a participação de seus municípios em atividades culturais.
Este mapeamento é realizado em três fases, sendo a Fase Municipal e Fase Regional realizadas em 2011 e a Fase Estadual realizada em 2012.
Para esta edição, serão consideradas 04 (quatro) expressões artísticas - dança, música instrumental, teatro e artes visuais (fotografia). Pode participar qualquer cidadão, bem como grupos, desde que com vínculo comprovado ao município, através de comprovação de residência, domicilio eleitoral ou outro comprovante de vínculo.
Qualquer alteração de endereço ou outros dados, no decorrer desta edição do projeto, deverá ser notificada, comprovada e encaminhada a Abaçai Cultura e Arte.
Cabe á Prefeitura, através dos responsáveis pela área de Cultura, receber, conferir a documentação, preencher a ficha de inscrição da Fase Regional e encaminhar as obras e trabalhos, com toda a documentação exigida, conforme orientação do Abaçai Cultura e Arte e facilitar a participação dos inscritos.
A inscrição só será feita mediante a apresentação de cópia do RG e CPF de TODOS os participantes, bem como toda a documentação exigida na devida expressão artística.
A idade mínima para participação em todas as expressões artísticas é de 14 (quatorze) anos – completos até a data da fase regional do evento, sendo que menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais no ato da inscrição, com cópia de RG e CPF tanto do responsável quanto do menor.
É vedada a participação de estrangeiros que não estejam com seus documentos regularizados.
Este evento contará com 03 (três) jurados para cada expressão artística, de reconhecido saber nas respectivas áreas e com o intuito de dar credibilidade ao julgamento, sendo obrigatório que pelo menos 01 (um) não seja deste município.
Nos casos em que houver apenas 01(um) inscrito, não há necessidade de realização do evento. No entanto, o corpo de jurados deverá apreciar a obra para emitir parecer que justifique a indicação do inscrito para a Fase Regional.
Os selecionados na Fase Municipal serão agrupados por região, sendo nossa região a Região Grande São Paulo, e deverão participar de novo evento, na cidade sede selecionada, onde haverá a presença de jurados enviados pelo Abaçai Cultura e Arte.
Na Fase Regional, será inscrita a mesma obra da Fase Municipal.
Cabem as Comissões de Seleção das Fases Regionais definirem os selecionados de cada uma das expressões e indicá-los a Fase Estadual, que acontecerá na cidade de São Paulo, no primeiro semestre de 2012.
A Circulação dos trabalhos selecionados acontecerá da seguinte forma:
Dança, Música Instrumental e Teatro:
Participação de uma circulação por 03 (três) cidades do interior do Estado. A cada apresentação realizada ocorre a liberação do valor referente ao “Premio Estimulo” do grupo.
Artes Visuais:
Circulação através de antologia, catálogo e DVDs elaborados pela Abaçai Cultura e Arte, que serão distribuídos aos artistas e escritores selecionados, bem como as entidades e bibliotecas no maior número de municípios do Estado de São Paulo.
Maiores informações poderão ser dadas:
• Gerencia de Cultura de Ribeirão Pires
Avenida Brasil, 193 – Complexo Ayrton Senna
Telefone: 4823 7444
E-mail: cultura.sec@ribeiraopires.sp.gov.br ou
cultura.sec@hotmail.com
Informações sobre cada uma das expressões artísticas e suas respectivas participações no Mapa Cultural Paulista 2011/2012.
Artes Visuais
Nesta expressão artística o objetivo é indicar representantes da categoria Fotografia, sendo que:
1. Serão aceitas imagens captadas através de equipamentos digitais ou analógicos. Não serão aceitas montagens fotográficas nessa categoria. As fotos que contenham imagens de pessoas deverão estar acompanhadas de termo de responsabilidade, assinado pelo artista/fotógrafo sobre o direito de utilização das imagens. Toda a responsabilidade sobre direitos autorais e /ou direitos de imagem cabe exclusivamente ao artista/fotógrafo participante. Em fotografia, o participante deverá apresentar obras com tamanho mínimo de 20 x 30cm ou 3.600 x 2.400 pixels e resolução mínima de 300 dpi nas captações digitais.
As fotografias deverão ser montadas, em papel cartão preto, com margem de 3cm, centralizadas e com identificação. As fotografias que não se apresentarem nesse padrão serão automaticamente desclassificadas.
Cada cidade será representada por até 03 (Três) Artistas com até 03 (Três) Obras cada um.
2. O conjunto das obras inscritas por cada artista não poderá ultrapassar o tamanho de 5m 2/5m.
3.Cada cidade poderá participar com até 03 (três) representantes em Artes Visuais (fotografia).
4. As Comissões de Seleção em Fotografia podem optar em selecionar individualmente ou o conjunto de obras de cada artista participante.
5. Todos os artistas selecionados para a Fase Estadual participarão do Catálogo que será produzido pela Abaçaí Cultura e Arte e receberão uma cota de (dez) exemplares do mesmo. Além de terem suas obras divulgadas em todo o Estado de São Paulo através da circulação dos catálogos.
6. Dentre os artistas selecionados para a Fase Estadual, serão selecionados 05 (cinco) artistas que receberão o “Prêmio Estímulo” de R$ 1.200,00 (Hum Mil e Duzentos Reais).
7. Na fase municipal o período de inscrição será de 13 a 28 de Junho das 9:00 as 17:00, na SEJEL Avenida Brasil, 193 – Complexo Ayrton Senna -Telefone: 4823 7444. Para a inscrição é necessário copia do RG e CPF.
8. As obras deverão ser entregues até dia 30 de Junho na SEJEL. As mesmas serão expostas no período de 04 a 10 de Julho no Teatro Municipal Euclides Menato sendo que no dia 08 de Julho das 9:00 as 11:00 serão avaliadas e escolhidos os representantes da fase municipal.
Música Instrumental
1. Entende-se por instrumentista e/ou conjunto instrumental aquele que se utiliza apenas de instrumentos acústicos (ex. Violino, Flauta, Violoncelo etc.). Não será permitida a utilização de instrumentos com amplificadores elétricos ou eletrônicos.
2. Nessa edição 2011/2012 serão contempladas as categorias de “Solista” e “Conjunto Instrumental”.
3. Distingue-se “Conjunto Instrumental” o grupo formado por 02 (dois) ou mais instrumentistas.
4. Cada Município poderá ser representado por 02 (dois) grupos, sendo um em cada categoria.
5. Os grupos selecionados na Fase Municipal na modalidade Música Instrumental deverão apresentar na Fase Regional 3 (três) peças musicais em estilos contrastantes, com duração máxima de 15 (quinze) minutos, TODAS de livre escolha, sendo que obrigatoriamente uma delas deverá ser de autoria de compositor paulista.
6. Entende-se por compositor paulista aquele nascido no Estado de São Paulo.
7. Os grupos são responsáveis pelo material necessário a sua própria performance, incluindo instrumentos, estantes de música e partituras.
8. Realização acústica, ou seja, sem utilização de instrumentos de amplificação elétrica ou eletrônica.
9. Os grupos participantes deverão obrigatoriamente fornecer 3 (três) cópias das partituras utilizadas nas apresentações para a comissão de jurados até 30 minutos antes do início das apresentações.
10. O(s) grupo(s) que não apresentar(em) esse material (partituras) terá(ão) suas participações inviabilizadas nas Fase Regional e Mostra Estadual.
11. Os grupos são responsáveis, junto aos órgãos competentes, pela liberação de direitos autorais para execução das obras apresentadas, isentando-se Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura e Secretaria de Estado da Cultura de qualquer ônus.
12. Na Fase Regional poderão ser selecionados 02 (dois) grupos por Região Administrativa, sendo um de cada categoria, para a Fase Estadual.
13. Havendo impedimento de participação do Grupo indicado para a Fase Estadual, a organização convidará os respectivos suplentes na ordem de seleção definida pelos jurados.
14. Havendo impedimento de participação de algum integrante do grupo, poderá haver substituição, sempre obedecendo às regras deste edital/regulamento.
15. No dia da apresentação da Fase Estadual, poderá ser selecionado, de acordo com a definição dos jurados, 01 (um) Grupo Instrumental por Região Administrativa, que fará parte do CD produzido pela Abaçaí Cultura e Arte e da Fase de Circulação, que acontecerá em 03 municípios do Estado.Para cada um dos selecionados, será paga a quantia de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais) em forma de “Prêmio Estímulo”. Os selecionados receberão também 10 (Dez) exemplares do CD cuja gravação ao vivo ocorrerá durante a Fase Estadual.
16. Pertencerá à Abaçaí Cultura e Arte e à Secretaria de Estado da Cultura todos os direitos em relação à gravação e difusão das apresentações realizadas no Mapa Cultural Paulista, podendo dele fazer uso sem qualquer pagamento aos artistas participantes.
Observação:- Fanfarras, bandas marciais ou similares, não se enquadram nessa expressão.
17. Na fase municipal o período de inscrição será de 13 a 28 de Junho das 9:00 as 17:00 horas, na SEJEL Avenida Brasil, 193 – Complexo Ayrton Senna -Telefone: 4823 7444. Para a inscrição é necessário copia do RG e CPF de todos os participantes.
18. A apresentação e a avaliação dos participantes será no dia 04 de Julho as 19:00 horas no Teatro Municipal Euclides Menato para a escolha dos representantes da fase municipal. Todos os participantes deverão chegar ao local com 1 (uma) hora de antecedência.
Dança
Serão aceitas as inscrições nos segmentos Dança Clássica, Dança Contemporânea, Jazz, Popular, de Rua ou Sapateado, porém apenas 01 (uma) coreografia, independente de seu segmento, representará o município na Fase Regional.
1. Só serão considerados “grupo” os coletivos formados por 6 (seis) ou mais integrantes.
2. Cada grupo se apresentará com até 02 (duas) coreografias que não deverá ultrapassar 10 (dez) minutos cada uma, com som gravado em CD contendo a trilha sonora a ser apresentada pelo grupo.
3. Caso a coreografia seja aprovada para Fase Regional, o grupo deverá se apresentar obrigatoriamente com a mesma coreografia da Fase Municipal, além de uma nova coreografia com base no “Tema do Ano” que será fornecido pela Abaçaí Cultura e Arte, o grupo deverá apresentar um novo release sobre esta coreografia.
4. Qualquer cobrança de Direito Autoral (ECAD) é de inteira responsabilidade do grupo.
5. A Iluminação será simples e igual para todos os grupos.
6. Será permitida a utilização de objetos cênicos, desde que a montagem e desmontagem sejam feitas pelos próprios integrantes do grupo, não prejudicando as apresentações dos demais grupos. A utilização de fogo, terra ou água como elementos cênicos deverá ser informada pelo grupo à organização no ato da inscrição e será permitida desde que não coloque em risco a segurança do espaço e não comprometa a montagem e desmontagem do espetáculo, tendo em vista que vários grupos se apresentarão na mesma ocasião.
7. Havendo impedimento de participação de algum integrante do grupo, poderá haver substituição, sempre obedecendo às regras deste edital/regulamento.
8. Havendo impedimento de participação do Grupo indicado para a Fase Estadual, a organização convidará o respectivo suplente na ordem de seleção definida pelos jurados.
9. A Comissão de Seleção definirá um grupo representante de cada região para Fase Estadual e para Circulação em 03 (três) municípios do Estado de São Paulo.
10. Cada grupo selecionado receberá “Prêmio Estimulo” no valor de R$ 1.200,00 (Hum mil e duzentos reais) para cada apresentação realizada.
11. Na fase municipal o período de inscrição será de 13 a 28 de Junho das 9:00 as 17:00 horas, na SEJEL Avenida Brasil, 193 – Complexo Ayrton Senna -Telefone: 4823 7444. Para a inscrição é necessário copia do RG e CPF de todos os participantes.
12. A apresentação e a avaliação dos participantes será no dia 10 de Julho as 17:00 horas no Teatro Municipal Euclides Menato para a escolha do grupo representante da fase municipal. Todos os participantes deverão chegar ao local com 1 (uma) hora de antecedência.
Teatro
1. Nesta expressão artística poderão participar representantes das categorias Teatro Adulto e Teatro Infantil, porém apenas 01 (um) espetáculo, independente de sua categoria, representará o município na Fase Regional. O espetáculo deverá ter no mínimo 50 minutos de duração.
2. Para a inscrição, será obrigatória a apresentação de:
. Autorização da SBAT - Sociedade Brasileira de Autores Teatrais ou do próprio autor, bem como do autor da trilha sonora, quando houver.
. Mapas de palco e luz.
. 03 (três) cópias legíveis do texto (original ou adaptação, sem anotações)
. Sinopse do espetáculo, histórico do grupo, proposta de encenação e ficha técnica.
3. A produção do espetáculo será de responsabilidade do próprio grupo, com o apoio e infra-estrutura da cidade.
4. As gelatinas para a iluminação, elementos cênicos e montagem do cenário deverão ser
providenciados pelos grupos.
5. Havendo impedimento de participação do Grupo indicado para a Fase Estadual, a organização convidará o respectivo suplente na ordem de seleção definida pelos jurados.
6. Havendo impedimento de participação de algum participante do grupo, poderá haver substituição, sempre obedecendo às regras deste edital/regulamento.
7. A Comissão de Seleção definirá um grupo representante de cada região para circulação em 03 (três) municípios do Estado de São Paulo.
8. Cada grupo selecionado receberá “Prêmio Estimulo” no valor de R$ 1.200,00 (Hum mil e duzentos reais) para cada apresentação realizada na fase de Circulação.
9. Na fase municipal o período de inscrição será de 13 a 28 de Junho das 9:00 as 17:00 horas, na SEJEL - Avenida Brasil, 193 – Complexo Ayrton Senna -Telefone: 4823 7444. Para a inscrição é necessário copia do RG e CPF de todos os participantes.
10. Serão 4 (quatro) grupos a se apresentar na fase municipal. Caso haja maior número de grupos inscritos, será usado o critério de sorteio para a pré-seleção e definição das datas de apresentação no dia 30 de Junho as 15:00 horas na SEJEL, sendo obrigatória a presença do representante do grupo.
11. As apresentações e a avaliação dos grupos serão nos dias 06,07,08 de Julho as 20:00 e 09 de Julho as 17:00 horas no Teatro Municipal Euclides Menato para a escolha do grupo representante da fase municipal.