Alguns organismos já estariam nos seus limites ambientais, e a seleção natural pode os ter eliminado
01- Além do “Adapte-se ou morra” divulgado por Darwin, existe a "Evolução Estelar Planetária", a "Evolução Química", a "Evolução Orgânica", a Evolução Social, e o “ADAPTE-SE OU MORRA REVERSO”, pois a natureza sempre agrega, modifica ou ELIMINA algo, e a única coisa eterna é a MUDANÇA.
02-A Evolução não beneficia a sobrevivência do mais FORTE, e sim, do mais bem ADAPTADO.
03-A Evolução NÂO extermina o antigo, mas sim, faz com que o “novo melhorado” possa se adaptar melhor aos desafios provocados pela mudança.
04-Os que contestam a Evolução confunde a “ESPECIAÇÃO” (o mecanismo pelo qual uma espécie origina outra), com o enigma de “COMO A VIDA COMEÇOU”.
05-As Evoluções ocorreram e ocorrerão, pois apesar dos Códigos Genéticos dos diversos animais e vegetais divergirem em detalhes superficiais, as variações existentes são apenas algumas das incontáveis maneiras pelas quais o RNA e o DNA se propagam.
06- É impossível negar as Mutações, as Evoluções Internas, as Evoluções Convergentes, as Adaptações desenvolvidas pelos organismos de características semelhantes e as Seleções Artificiais, pois esses mecanismos são formas de aprimorar as espécies, e de ajudar que o melhor sobreviva.
07- Na luta pela sobrevivência existem mecanismos que favorecem a propagação das características adaptativas, que colocam alguns em vantagem perante seus concorrentes.
08- Existem as evoluções ocasionadas pela sorte, o acaso, a necessidade ou a mudança, pois tudo descende de ancestrais mais simples; e a Evolução é um processo sem fim, onde os capazes de se reproduzir, de metabolizar energia e de se adaptar, vão se modificando.
09- Existem as alterações ocasionadas por: MUTAÇÕES DEGENERATIVAS, IRRADIAÇÕES DE PARTÍCULAS, alterações no Cromossomo do núcleo da célula germinativa, MULTIPLICAÇÕES QUE SE TORNAM MAIORIA, alterações por MOLÉCULAS CRUCIAIS, ERROS METABÓLICOS, por DEFICIÊNCIAS QUÍMICAS, ENZIMAS-CHAVE, por Anomalias ou Mecanismos genéticos que passam para as gerações seguintes, as Transferências Laterais ou Horizontais (HGT), as Emergências, Metilações, Acetilações do DNA, e as convergências adaptativas ou AGREGAÇÕES.