Diversão também evolui

Desde os primórdios o homem faz seus desenhos. Tanto que a comunicação entre os seres humanos iniciou-se com pinturas em cavernas, não deixando de ser desenhos. Com o tempo esses “rabiscos” evoluíram. No século XIX o belga Joseph-Antoine Plateau fez a primeira animação, utilizando como material um tambor e um espelho, em 1892 o francês Charles Émile Reynaud aperfeiçoou a técnica, projetando imagens em uma tela, e assim foi caminhando, vários desenhos animados foram sendo criados, evoluídos, modificados.

Muitos desenhos incríveis foram criados deixando lembranças maravilhosas. Quem nunca assistiu As Panterinhas e o lendário Capitão Caverna, salvando as lindas mocinhas do perigo? E os Flintstones, que completam 51 anos dia 30 de setembro de 2011, quantos anos na TV e jamais será esquecido por quem o assistiu, a cidade de Bedrock e a família da idade da pedra ficarão na lembrança de todos e na história da animação. Alguém se lembra das frases: “Vudu é pra jacu”, Minha moeda! Minha moedinha!”criado em 1940 o Pica pau faz a alegria da garotada até hoje. Outro lendário desenho, Caverna do Dragão, quem nunca assistiu? Sheila com sua capa mágica, Presto e seu chapéu desengonçado, Hank e o arco, Eric com o escudo, Bobby com o tacape, Diana e o cajado, além do Vingador, Mestre dos Magos e a Uni. Desenho que nos deixavam vidrados na telinha torcendo para que os personagens conseguissem chegas as suas casas. Já os Thundercats e o He-Man fizeram parte de uma geração, com seus vilões horrendos e corajosos guerreiros que lutavam para salvar suas cidades. “Pelos poderes de Grayskull eu sou He-Man”, “Thunder, Thunder, Thunder, Thundercats... Hooo!”. Tantos desenhos incríveis que foram sendo “deixados de lado” pela garotada do século XXI. Quem viveu a época dos Smurfs, Ursinhos Carinhosos, Doug Funny e seu amor pela Paty Maionese, Scooby Doobies, as imaginações do sensacional Bobby no Fantástico Mundo de Bobby, Mickey Mouse, Zé Carioca, Pernalonga, Gato Félix, Capitão América, Os Jetsons, Tartaruga Touchê, Popye, Superman, a Família Adams e tantos outros que fazem falta hoje e que jamais serão esquecidos por nós seus telespectadores

Nossa infância é marcada por muitas coisas que nunca voltarão, não só os desenhos animados, mas brinquedos com os quais nos divertíamos muito, quantas coleções de leõezinhos do kinder ovo, tazos que fizeram parte do nosso dia a dia, das nossas brincadeiras.

Por mais divertido e incrível que tenha sido aqui estamos nós hoje, em meio à tecnologia, com desenhos atuais e evoluídos totalmente diferente dos que tinham antigamente, tentando passar para outras gerações aquilo que para nós foram os melhores momentos da nossa vida.

Escrito por: Mariane Souza