A enloquência da Arte.
Por vezes ouço questionamentos em relação ao grafite, geralmente confundido com vandalismo. Essas críticas tão discriminatórias sobre a bela expressão que o grafite representa para muitos jovens, é entrelaçada em várias questões, como a pinchação que colobora com a desvalorização de bens publicos e privados. No entanto está arte pouco valorizada exprime a necessidade dos jovens serem ouvidos. Assim como, expressar sentimentos tão profundos ou confusos que afloram na juventude. Época que nos sentimos sobrecarregados e perdidos.
Situação essa que se prolongada provoca um desejo permante de chamar atenção.Desse modo entendo o papel do grafite, que significa uma busca de repassar a nossa marca ou a maneira de estar no mundo. Somos seres sociais precisamos vivenciar sensacões de liberdade, emoções e reflexões sobre a vida. O grafite assim como a arte em geral surgi quando estamos sufocados por um ''turbilhão'' de sentimentos oprimidos pela sociedade atual ou nossa repulsão diante da injustiças. Mas o grafite é mais do que um simples desabafo é a '' revolução'' da arte.
Todos sabemos que a revolução explica toda a nossa paixão e rebeldia pela vida, pelo mundo, por nos mesmos. Pois essa revolta estimula o pensar, o viver.O grafite então, nasce como uma fonte de novas energias. Arte capaz de liberar e trnasformar sentimentos, pensamentos, ações. A eficacia de expressar a maneira maluca e exagerada de ver o mundo, isso é simplesmente ''viver o mundo''. Eu acredito que esta leitura da sociedade feita pelo grafite tem como objetivo dar um sentindo novo, construir algo novo. Encontrar o que está escondido, achar razão para vivenciar a companhia de outras pessoas. Produção que como afirmava Alfredo Bose ''supõe trabalho''.
Trabalho que reflete sobre a sociedade sendo pra apoiá-la, ficar contra ou superá-la. E como toda e qualquer reprodução sujeita à criticas e a reprovações. No caso associada a vandalismo, marginalidade e poluição visual. Portanto a valorização do grafite é necessária, para que a arte ganhe novas formas de interpretações. Apenas julgá-la e condená-la não é a solução. Devemo conhecer a sua história suas raízes e não somente sermos desestimadores desta arte. Então, façamos as honras de conhecer a verdadeira arte do grafite. Acredito que desta maneira apreciaremos essa '' ENLOQUENTE ARTE DA VIDA''.