O que significa ter sucesso?
Ter sucesso não significa ter uma linda casa! Ter um lindo carro! Ser ai um grande executivo. Ou ainda ter muito dinheiro! Com certeza não é nada disso. O dinheiro ajuda; disto nós não temos duvidas. Mas o significado de ter sucesso é uma coisa muito simples; só que porem é algo muito profundo. É simplesmente eu entender como é que a vida funciona, descobrindo sua verdadeira e real essência. Então quando nos descobrimos isso, com certeza começamos a compreender o real significado do sucesso e aprendemos como chegar até ele.
Então deixamos de valorizar extremamente as coisas externas e os pensamentos negativos.
Pois quando a vida nos presenteou com o poder de pensar; não foi para ficarmos ai ocupando as nossas mentes com futilidades. Com estas descobertas vamos sentir algo que esta sempre nos faltando: que é uma sensação gostosa de paz interior, respirando livremente o sentimento da felicidade; compreendendo os nossos valores.
O melhor de tudo, é que começamos então aproveitar e curtir melhor a nossa vida, enxergando tudo mais colorido.
Agora como é que conseguiremos esta grande descoberta? Será que há mesmo uma receita para que nos sejamos pessoas bem sucedidas? Pode até ser que sim. Mas tem uma coisa que é certa. Nós não vamos encontrar por ai a venda em lugar algum. Só que podemos afirmar que não é uma novidade para nós, que não é um segredo e muito menos uma magia. Então logo nós não vamos encontrar por ai, nos supermercados. Isto é tão simples e tão antigo e na mesma proporção é incrivelmente singela. Só que realmente funciona de verdade. Que da certo. Não é uma ilusão. Às vezes nós precisamos perder a rota para nos encontrar com nos mesmo. Indo tão longe batendo a cabeça, sendo que esta bem perto de nós. Ai, dentro de cada um de nós. Dentro de cada pessoa.
Acredito piamente que se nós fizermos prática da motivação, nós vamos entender e experimentar o verdadeiro significado do sucesso.
Nós podemos aprender o mais rápido que imaginamos. Não importa a nossa idade, pois nunca é tarde demais para aprender.
As pessoas que possuem maior sucesso são aquelas que têm a sabedoria de como ser feliz.
Agora como é que vamos saber se o dinheiro é bom ou ruim? Vejamos bem meus caros leitores; quando alguém é reconhecido como uma pessoa bem sucedida, geralmente significa que ela é uma pessoa prospera. Logo então podemos concluir que o dinheiro é bom; só que há quem diga que o dinheiro é a raiz de todo o mal. Sendo assim então o dinheiro é ruim. Na outra ponta; as pessoas de grande prosperidade fazem grandes donativos para causas muito nobres. Então levando isso em consideração, o dinheiro é bom. Mas quem é que nunca ouviu dizer que o dinheiro não compra a felicidade? Estamos esbarrando novamente em um motivo para dizer que o dinheiro é ruim. Vamos raciocinar juntos: o dinheiro não compra a felicidade, certo? Disso nós já sabemos; mesmo porque a felicidade é algo que nós podemos simplesmente adquiri-la sem dinheiro. Mas isso não significa que o dinheiro é ruim. Sabemos que tem pessoas que não tem prosperidade e criticam as outras que são. Só que, elas adorariam ser prosperas também.
E, ai, como que fica esta situação? O dinheiro é ruim ou bom? Isso vai depender de cada pessoa.
Só de uma coisa nós podemos ter certeza: o dinheiro pode comprar muito mais felicidade do que a pobreza será capaz de comprar, isso na maioria das vezes. Isto eu senti na pele quando eu estava em uma fila do (SUS), Sistema Único da Saúde, com um Aneurisma Cerebral. Olhando por este lado, então ser prospero é melhor. Pois se nós formos pessoas que possui amor próprio, que é de bem com a vida, que se ama profundamente; com certeza não há nada de errado em ser alguém prospero. Tendo ai muito dinheiro; só lembrando que o dinheiro não é tudo.
A ambição, a cobiça sadia é louvável e aceitável na nossa vida, pois se eu não tiver ambição, nunca chegarei a lugar algum. Prosperidade e sucesso até podem ser sinônimos; já a riqueza é diferente, onde uma pessoa pode ser rica de varias coisas, porém a prosperidade é relacionada diretamente com o dinheiro.
Bom, não há nada de errado em nós desejarmos e ambicionarmos por uma vida prospera. O que não pode acontecer é nos agirmos de forma; ou vai, ou racha; sem nos preocupar com nós, com a nossa saúde, com o nosso precioso viver; o que se chama de ganância e avareza. Logo isso é mal, sendo que estamos falando de felicidade. E quando nos não valorizamos a coisa mais importante que há na face da terra, que é nós mesmos, tudo é vazio e sem sentido.
O equilíbrio emocional é algo que deve ser muito minucioso na nossa vida. Devemos tomar muito cuidado para não negligenciar a nossa vida e conseqüentemente as dos nossos familiares; na tentativa de alcançar certos objetivos.
Então quando nós temos dinheiro e não temos a parte mais importante que é primeiro se amar profundamente, estar ai de bem com a vida; nós perdemos a verdadeira e real essência. Porque o fato de nós possuirmos dinheiro não é o mesmo que nós termos sucesso.
Quando olhamos por este lado, podemos perceber muitas das vezes que nós estamos ai se viciando, tornando-se escravos do dinheiro e das coisas que o dinheiro pode comprar. Comprometendo ai, as nossas vidas; e como não fosse o bastante; comprometemos ai também a vida dos outros.
O sucesso significa muito. Mais muito mais que ter dinheiro.
Quando nós priorizamos demais o dinheiro; como, as coisas externas, como a beleza, a luxuria, vaidade e entre outras; nós acabamos estragando ou ainda pior, muitas das vezes destruímos por completo as nossas vidas; exarando nestas importâncias e acabando nos enganando e nos privando das outras que pode tornar a nossa vida muito mais interessante, mais significativa, mais recompensadora e gratificante.
Mas agora, o que é o significado de ser bem sucedido? Vejamos bem, nós, nos encontramos em constantes desafios. A vida esta ai todos os dias, a cada instante nos desafiando para a evolução plenamente da nossa capacidade.
Podemos dizer que somos bem sucedidos, quando o nosso interior alcança o nível mais elevado possível como ser humano , porque assim podemos dar o melhor de nós mesmo. O sucesso esta em realizar, em tentar e não no conseguir. Mesmo porque a vida não nos cobra que estejamos sempre no topo da pirâmide.
Ela pede que dediquemos o melhor que podemos em cada experiência que ela nos propõe.
As pessoas são bem sucedidas quando aceitam a vida da forma que ela é, abraçando todas as dificuldades, transformado-as em nossas aliadas e, em oportunidades prontas para os grandes desafios. Em vês de reclamar da sua preciosidade, que é assim que devemos ver a vida. Enxergando a, como um presente muito valioso. Em vez de nós, se lamentarmos dela, vamos ai nos adaptar, a esse maravilhoso e impressionante fenômeno da Natureza. Porque é muito melhor. Pode não ser mais fácil, mas com certeza vai ser melhor. E conseqüentemente pode até ser mais fácil, pois se nós, nos adaptarmos as nossas maravilhosas e fantásticas vidas; vamos ai evitar um monte de efeitos colaterais desagradáveis. Ainda neste contexto, vamos ai chamar as responsabilidades sobre as nossas próprias vidas; em vez de ficar arrumando culpados para os nossos erros. Diga assim: eu te quero vida por que te amo, apesar de haver algumas coisas ruim acontecendo vou te transformar na vida melhor do mundo.
Para que nós sejamos bem sucedidos, nós precisamos entender a diferença entre viver e existir. Vamos então escolher viver. Obtendo ai o máximo que pudermos das nossas vidas, investindo o máximo possível nelas e aproveitar o máximo que pudermos.
Tudo isso num bom sentido. Mas qual é o bom sentido? O bom sentido é você fazer tudo aquilo que te da muito prazer, mas que não lhe prejudique e que não prejudica as outras pessoas. Lembrando que, o que vive mai não é aquele que vive mais tempo na terra, mas sim aquele que vive melhor.
Resumindo; uma pessoa bem sucedida é aquela que sabe extrair da vida tudo de bom que lhe é possível. Vamos parar por alguns instantes e vamos arrancar ai de dentro esta grande pessoa que somos. Esta grande pessoa que você é. Olhe para dentro de você. Mas não é para você apenas olhar; é para você vasculhar ai dentro de você, e então enxergue de uma vez por toda a grande pessoa que é você. Deixa de se esconder de você mesma. Vamos aceitar as limitações da vida. E, ainda falando nas pessoas bem sucedidas, vamos lembrar que, para que haja sucesso na nossa vida se faz necessário positivar as atitudes com relação a ela. Procurando as coisas boas. Mas, não só dentro de nós e sim também dentro das outras pessoas. Vamos fazer uma busca constante, com muita seriedade e determinação nas oportunidades que a vida nos da todos os dias.
Estamos ai hoje tendo a oportunidade de viver. Às vezes nós podemos pensar: se eu pudesse voltar no tempo eu faria tudo diferente. Eu ia errar menos e conseqüentemente acertar mais; então ai eu seria feliz. Só que esquecemos que os erros não são coisas tão negativas assim, a ponto de dizer que se eu errar vou ser uma pessoa infeliz, pois são com eles que nós aprendemos.
Sá há duas formas de aprender. Uma é aprender com os nossos próprios erros e a outra é aprender com os erros dos outros. E, uma coisa que devemos lembrar sempre, é que o passado não existe, o que existe é o hoje é o agora. E, se nós fizermos da nossa vida, uma vida feliz de agora em diante é isso que importa, pois se nos restar menos dias de vida de hoje em diante, com certeza estes serões os melhores dias da nossa existência, o que valera muito mais do que todos os outros dias. Pois nunca devemos esquecer de que, quem é bem sucedido não é aquele que vive mais aqui neste planeta, mas sim quem vive melhor.
O que, que vale nós viver ai cem anos só fazendo peso na terra.
Podemos viver menos, mas que estes anos façam a diferença. Nós estamos aqui para evoluir como pessoa e como profissional. Não vamos ter medo de explorar este território maravilhoso e fantástico que é este ser que esta dentro de cada um de nós. Vamos evoluir nos nossos relacionamentos, porque isto é sermos pessoas bem sucedidas. A vida nos empurra todos os dias para estas evoluções. Devemos ter a sensibilidade de entender os nossos sentimentos e dos outros também. Respeitando e considerando-os, o que nos capacita enxergar o que as outras pessoas têm de melhor. Não vamos correr dos desafios, mas aceitando-os, e gostando deles. Porque são eles que nos fazem evoluir. Vamos ter metas, vamos ter propósitos onde tenhamos a direção das coisas.
O que a vida quer de nós, é que tenhamos vontade de aprender, a respeito dela, do mundo, e de nós mesmos. Então vamos ai ter prazer de aprender, não vendo isso somente como dever, somente por dinheiro e somente por obrigação, pois tudo que realizarmos com prazer vai nos trazer bons resultados, fazendo de nós pessoas de sucesso.
Nos precisamos estar sempre realizando novas descobertas e crescendo em todas as direções da vida; agindo de forma eficiente e eficaz sobre as nossas responsabilidades. Vamos nos encorajar, vamos realizar as coisas sem medo do trabalho duro; não perdendo tempo, pois o tempo é algo precioso em cada minuto da nossa vida. Vamos usar o tempo para construir, nos transformando em pessoas realmente bem sucedidas; sendo ai pessoas realmente construtivo, até na maneira de nos criticar e de criticar as outras pessoas. Não vamos ser ai pessoas rotineiras, bitoladas, estagnadas e entediadas; e assim usando o nosso tempo em viver novas experiências. Vamos ter boas condutas, pois sabemos que a honestidade é uma das verdades que enriquece uma pessoa, sendo um dos elementos predominante do nosso caráter.
Vamos ser aliados da coerência, nos transformando em pessoas confiáveis, tanto na vida privada quanto ao meio da sociedade. Vamos ser o que somos. Vivendo aquilo que somos capazes de ser. Cada um de nós deve buscar a sua própria capacidade.
Por isso que no começo eu falei que, nós devemos olhar sempre para dentro de nós e vasculhar explorando o nosso ser, para descobrir a grande capacidade que temos de transformar os “sofrimentos” das experiências vividas em grandes oportunidades.
Que pena que este texto esta chegando ao fim. Então é isso que eu tenho hoje para deixar ai para vocês! Aqui pelo Recanto da Letras. O Sait que se preocupa co o seu com meu com o nosso bem estar, fazendo a diferença aqui neste planeta.
Te espero no próximo texto de motivação. Até mais e fique com Deus, que com ele eu vou também.