Resposta a pergunta: Qual é o dia do Senhor?
Tenho visto muitas pessoas perguntando a respeito do dia no qual deve ser tomado para adorar ao Deus cristão. Essa pergunta surge do fato de que algumas igrejas adotam o sábado como sendo o dia sagrado e outras como o domingo. Logicamente os mais religiosos irão dizer que todo o dia é dia de adorar a Deus, e eles não estarão errados. Mas vamos tratar a respeito de qual é o dia certo e por que outro dia foi adotado.
Qualquer um que tomar a Bíblia como fonte de uma resposta para essa pergunta encontrará em Êxodo (nos dez mandamentos) que o sábado é o dia para adorar ao Senhor (capítulo 20 versículos 6-11). Da mesma maneira, quando Jesus veio para a Terra ele disse que não veio destruir a lei, mas cumpri-la, portanto o sábado continuou sendo o dia do Senhor (Mateus capítulo 5 versículo17). Mas por que a maioria adota o domingo?
Já ouvi diversas respostas, como do tipo: Jesus ressuscitou no domingo. Mas isso não explica nada.
O fato é que todas as religiões possuem algo em comum umas com as outras, as religiões são como raízes de uma árvore, cada uma vai para um lado, mas todas fazem parte da mesma coisa, todas buscam a mesma coisa, por isso sempre teremos coisas em comum entre as religiões.
No Império Romano, as pessoas adoravam a três divindades e ocorre que uma vez por ano o Sol fica por mais tempo no céu e o dia se torna mais longo. Esse dia passou a ser chamado de “Sol Invictus” ou ainda “Deus Sol Invictus”, um dia que representava o domínio do Deus Sol, adorado por muitas religiões.
O culto ao Deus Sol foi a base do paganismo até a ascensão do cristianismo. Quando essa nova religião começou a aumentar, os pais da igreja resolveram adotar o dia do Sol como sendo um dia cristão, usando essa artimanha para converter os pagãos e acabar com as antigas crenças. A verdade é que, quando vamos aos cultos ou ás missas aos domingos estamos, na verdade, indo a um antigo culto pagão.
Repare que domingo em inglês é Sunday. Essa palavra é a junção de outras duas; Sun que quer dizer Sol e Day que quer dizer dia. Lógico que isso não é uma crítica, é apenas uma resposta para a pergunta sobre qual é o dia do Senhor e por que escolhemos o domingo.