A POLÊMICA DA POESIA DE MARIA BETHÂNIA

Consta numa capa de site da internet ( por Regis Tadeu) que Maria Bethânia, uma das musas da MPB, pretende fazer um site com publicações de áudios de poesias consagradas, cujo financiamento seria bancado por empresários do país.

A Polêmica começa quando foi anunciada que a bagatela do financiamento poderá atingir a casa dos um milhão e trezentos mil reais, que não sairão do Ministério da Cultura, mas sim de grandes empresas que estariam abatendo o dinheirão na anual prestação de contas à Receita Federal.

E daí surge a polêmica financeira em torno de todos os mega eventos produzidos pela artista.

De fato, os shows de Maria Bethânia, embora cante ela música popular brasileira, nunca têm nada de muito Popular, e ao menos aqui em Sampa, assistí-la nunca foi algo barato. Mas não é só com ela.

Cultura Popular da boa, por aqui, nunca foi algo acessível ao povo, e quando há algo bom e gratuito a logística tumultuada pouco nos permite degustar da arte com tranquilidade.

Maria Bethânia é show!- isso não se questiona, porém também é fato que todos gostaríamos de abater várias despesas cruciais na nossa declaração de renda.

Acho pois que as próprias despesas com educação dos filhos,inclusive os cursos universitários deveriam ser deduzidos INTEGRALMENTE do contribuinte "pessoa física", posto que pagamos pelo que o ESTADO deveria fornecer integralmente , para devolvemos à sociedade cidadãos preparados para serví-la.

Mas este é outro assunto.

O fato é que A POESIA ESTÁ EM ALTA.

Lá na OPINIÃO de Regis Tadeu descobri que o Ministério da Cultura fará um projeto em áudio chamado " O MUNDO PRECISA DA POESIA".

Coincidência ou não...eu também acho.

Já escrevi aqui na internet , numa entrevista sobre poesia há muito tempo atrás, que ..."O MUNDO PRECISA DO BELO".

Pois bem, a poesia é um instrumento maravilhoso para comunicar através da expressão da arte, os complexos bastidores dos tantos sentimentos.

Não critico o fato da "dinheirada" para a voz da Bethânia. Cada artista vale o que conquistou, e se a polêmica é a ética...aí precisaríamos de todo o tempo do mundo para rastrear muitos bastidores que sequer a poesia lá chegaria.