Terremoto no Japão

Muitos brasileiros vivem hoje no Japão. Todos vão trabalhar em busca de melhores condições de vida. Certamente os brasileiros não vão só para o Japão, mas para todos os países desenvolvidos onde haja possibilidade de alcançar estabilidade financeira que nunca encontrou aqui no Brasil.

No programa Ana Maria Braga, por telefone, Ana perguntou a uma brasileira que vive no Japão, se ela estava ansiosa para voltar ao Brasil.

A resposta foi contundente: Vivo aqui com minha filha, veja só que aqui no Japão há uma cultura de respeito as pessoas, que não existem aí no Brasil. Apesar da catastrofe provocada pelo terremoto, não há saques a supermercados. As pessoas cuidam umas das outras. Aí no Brasil não existe isso. Não vou criar minha filha, privando-a de uma cultura como a que existe aqui.

Se não houvessem fronteiras e leis de imigração, o Brasil estaria livre de brasileiros, pois todos querem uma condição de vida melhor e principalmente respeito de quem governa.

O Brasil tem riquezas naturais, tem clima, mas não tem governantes de respeito. Se você aceita a situação, tudo aqui é uma maravilha. Você pode cair debaixo de uma ponte ou de uma marquize, em cima de um papelão, que não morrerá de frio. Veja que todo país subdesenvolvido está nas regiões equatoriais, há poucos países que fogem a essa regra. Onde há frio extremo, você tem que acumular alimentos e gerar energia para se manter vivo.

É deprimente falar disso, vivo no Brasil. Aqui não tem terremoto, só algumas enchentes (sempre morei em lugares altos). Mas o brasileiro que está no Japão correndo risco de vida, quer continuar por lá. Pelo simples fato de ser valorizado financeira e culturalmente. Certamente o Brasil, o paraíso terrestre, não é governado por gente descente. Aliás, há dois tipos de homens, os que se preocupam só com o dinheiro e os que se preocupam com as pessoas. Certamente estamos carentes do segundo tipo.

Os políticos brasileiros são todos, ou quase todos, do primeiro tipo. Estão na política pelos salários que recebem, pelo poder e pelo caixa dois. Pela facilidade de ter uma boa vida. Eles não se acanham de votar aumentos estratosféricos para o próprio salário. Quando votam o salário mínimo....

Viva o Japão, viva a imigração, viva os terremotos que nos fazem enchergar a verdade.