A arte de envelhecer
Envelhecer no Brasil não é algo fácil ,tanto pelas questões culturais quanto no que se refere á qualidade de vida onde os itens saúde ,lazer e alimentação são essenciais. No dia-a-dia não vemos em prática ações que indicam a valorização do idoso. Os adesivos colados nas janelas dos ônibus são a materialização da falta de consciência , estes são extremamente necessários para que alguns (poucos) ofereçam um lugar. E os outros (muitos) simplesmente fingem que não veem ao fechar suas pálpebras num sono instantaneamente profundo. Está claro que o setor de transportes públicos é completamente falho em nosso país, e que o sistema nos leva a pensar individualmente, mas algumas ações como esta são apenas uma questão de bom-senso.
As casas de repouso e asilos são uma construção concreta do pensamento ocidental. Onde o velho (termo um tanto quanto pejorativo), remete ao que não é mais utilizável. Já em países orientais a realidade é outra, além de serem países desenvolvidos economicamente e, portanto oferecem uma maior qualidade de vida á população em geral, a cultura desses povos faz com que a valorização do idoso seja aparente, visto que eles são tratados como sinônimos de sabedoria. E essa é a maneira mais lúcida de pensar com relação à senilidade, pois é óbvio que algumas questões só são aprendidas a posteriori, ou seja, após a experiência. Então fica claro que não faz sentido desprezar ou excluir de alguma maneira aqueles que são fonte de conhecimento, são a vivência de fatos passados, a memória concreta, a sabedoria, e só têm á acrescentar á sociedade.
O ser-humano vive numa busca incessante da imortalidade, ou espera encontrar a “fonte da juventude, da virilidade”. A concretude desse pensamento encontra-se nas clínicas de estéticas, o mercado que mais cresce ás custas dessa maneira ilusória de viver. Retiram rugas, esticam, preenchem... Quando tudo no fim permanece vazio. Foram apenas mais algumas notas de reais que enfatizaram essa cultura, para esconder alguns anos e não sofrer essa exclusão social que ocorre com os idosos.
O envelhecimento se trata apenas de mais um processo dentre outros na evolução do ser-humano. E, portanto, é tão importante quanto qualquer outra fase. A expectativa de vida aumenta ao longo dos anos, e essa maneira de tratar os idosos não condiz ,torna-se apenas mais ultrapassada. Mas essa é apenas mais uma das questões em que o nosso país é retrógrado. E essas dezenas de questões podem até mesmo explicar o porquê desse pensamento, afinal seria um custo muito grande pro governo priorizar a qualidade de vida dos idosos...reticências sem fim...