O que é cultura caiçara

Designar caiçara como um pescador profissional e nada mais, é sem duvidas limitar essa cultura, que certamente é muito mais abrangente do que apenas a pesca predatória da forma por exemplo que é a pesca em Matinhos.

Inicialmente designava apenas a indivíduos que viviam da pesca de subsistência, mas que com o tempo passou a designar demais atividades. Mais tarde, o termo caiçara veio designar diversos itens de cunho cultural no litoral brasileiro, mais precisamente no sul e sudeste[1].

Pensando nisso devemos pensar no termo caiçara como algo tão extenso quanto por exemplo é o território designado como caiçara, todo o litoral brasileiro, tão grande que pode abranger varias culturas nessa miscigenação, como por exemplo a cultura européia e a indígena brasileira, tão incrustadas na cultura caiçara.

O caiçara da forma que vemos hoje, é um ser que compreende suas atividades entre a pesca, a caça, a cultura de seus próprios mantimentos, mais comum o feijão, mandioca e outros grãos, no que consiste basicamente sua alimentação básica, alem claro da coleta de algumas frutas e o palmito.

A alimentação é bem típica, o arroz e feijão, farinha de mandioca, peixe seco e frito, carne de caça e dentre outras coisas comum no cotidiano caiçara

A renda, quando existente, vem da venda do excedente da pesca e cultivos, e do artesanato.

Dessa forma delimitar a cultura caiçara é perder o que há de mais bonito em tal povo, que é essa grande gama de atividades desenvolvida para melhorar o sustento da família em si, não podemos fazer do caiçara apenas um pescador, agricultor ou pescador, já que a cultura caiçara é o mesclado disso tudo, formando um só povo, uma só cultura, a cultura chamada CAIÇARA.

Referencias

1. ↑ Centro de Estudos Caiçara - Iguape