De quem é o busto no dinheiro?
Tenho visto, ultimamente, uma “enxurrada” de falsas informações passadas para as pessoas. A maioria provém daqueles que querem a qualquer custo dizer que o mundo é governado por poucas pessoas e essas poucas pessoas mudam completamente a história. A verdade é que são pessoas desinformadas ou apenas querem distorcer a realidade a fim de que os outros acreditem no que escutam.
Uma das coisas que tenho visto é a respeito da mulher presente em nosso dinheiro. De quem seria aquele busto?
Muitos afirmam que a mulher representada seria uma rainha mitológica da Babilônia, chamada Semíramis. Essa rainha teria subido ao céu em forma de pomba após entregar a coroa para seu filho Tamuz. Dizem que Semíramis é uma figura satânica.
Mas, isso é verdade?
A verdade é que, o busto da mulher presente nas notas é conhecido como Efígie da República (ou Marianne para os franceses). Essa mulher é uma personificação do regime republicano e foi pintada por Eugene Delacroix, em 1830. A mulher aparece ostentando um barrete frígio (uma espécie de touca), tendo por inspiração a imagem da liberdade.
Alguns também alegam que a Estátua da Liberdade seria Semíramis, mas segundo os estudiosos trata-se da deusa da sabedoria, Sophia.