O Êxtase de Santa Teresa
A arte, sem dúvida alguma, é uma forma de expressar um sentimento, uma história ou até mesmo uma mensagem. Muitos artistas deixavam algo em oculto em suas obras, e quando paramos para observar e estudar a obra percebemos a real mensagem que o artista quis passar.
Porém, algumas obras deixam a verdade bem a mostra, sem “ocultismo”.
Uma das obras mais famosas de Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) é O Êxtase de Santa Teresa. Assim que foi inaugurada essa obra, por ordem do Papa Urbano VIII, foi transferida de sua localização original. De acordo com o Papa, a obra apresentava um conteúdo “sexual” explícito, e isso não é admitido em uma Igreja.
A escultura foi para outra Igreja, escolhida pelo próprio Bernini.
Embora a escultura tenha sido executada brilhantemente, com os cuidados dos traços e feições dos personagens, não é uma obra própria para uma Igreja cristã, pois todos conseguem notar que Santa Teresa está deitada entregue a um grande orgasmo. Basta observar sue feição.
Santa Teresa era uma freira, que recebeu sua santificação quando afirmou que um anjo lhe visitou enquanto dormia. Embora, os estudiosos acreditem que a visita foi mais sexual do que espiritual. Para chegar a essa conclusão basta analisar um trecho do diário da Santa:
“... sua grande lança dourada, cheia de fogo, penetrou em mim várias vezes até minhas entranhas. Uma doçura tão extrema que desejaria que nunca cessasse.”
Podemos agora tirar as conclusões e responder se o Papa Urbano VIII realmente tinha razão ou se estava apenas delirando.