LIVROS ANIMADOS
Hoje a capa de rosto dum site da Internet publica a opinião de Ale Rocha sobre uma cena polêmica da mais recente novela de Gilberto Braga, protagonizada pelo autor Lázaro Ramos.
Ale comenta a mensagem duma atitude "coronelista" de "abuso de influência", de fato não mais cabível nos dias de hoje, seja por parte de indivíduos de qualquer raça, e que ali teria sido subliminarmente dirigida ao público quando o personagem de Lázaro Ramos, numa cena de atitude prepotente e arrogante, tenta resolver uma questão na delegacia de polícia se valendo de "conhecimentos" das pessoas que ali prestam o serviço público.
Depois o personagem esclarece à namorada que conhecia o delegado porque havia sido preso ao usar um relógio caro a despeito de ser da raça negra, o que levantou suspeita da polícia.
Ale depois critica a qualidade da teledramaturgia dos últimos tempos.
Bem, eu vi a cena e de fato percebi que o autor talvez tenha querido nos passar uma discussão do preconceito racial, porém ultimamente chego à conclusão que corremos um grande risco social: Em nome da reversão do abominável preconceito direcionado às ditas minorias, corremos o risco de cometer o preconceito ao contrário.
É delicada a questão.
Agora, quanto ao fato do abuso de poder e tráfico de influências cometidos na sociedade, acredito que Gilberto Braga apenas retrata com precisão o que ocorre na nossa sociedade livre, leve e bem solto.
É só atentarmos para os nossos mais recentes escândalos políticos e veremos que é exatamente assim.
Quanto à queda da qualidade da nossa teledramaturgia, ah, sou obrigada a reiterar porque também já escrevi muito sobre a mesma opinião.
E se novela é literatura, outra polêmica que Ale levantou no seu artigo, eu acredito que é sim.
Qualifico as novelas como "livros animados".
Porém a qualidade dos tais livros...Deus!, as recentes novelas globais do horário nobre estão disputando a pior qualidade entre os piores lugares.
Que será que ocorre?
A cena do acidente aéreo que foi citada num comentário dum leitor do Alê, realmente, que coisa mais má feita, má encenada, todo mundo já sabia que o avião iria cair...e a única benfeitoria que aprendi com a cena é que duas mulheres juntas derrubam até aviões.
Pobre piloto...ainda sobreviveu...para contar a estória ruim.
Em matéria de baixaria e deserviços sociais só o BBB, aquele sim...é "o concur" e dispensa qualquer comentário, e eu me baseio nos últimos dos quais vi alguma coisa para poder opinar, porque do atual nem os chamados!
Aquele programa, o BBB, coloca o "humano" abaixo de qualquer ser mais elementar da escala animal.
Em época de tanto lixo e de tentativa de se preservar o "ecossistema", acho pois que até o lixo cultural tem lá seus limites...
E a telinha que tanto nos divulga trabalhar para proteger o meio ambiente...helôo!