Maçonaria, Escola ..., Vida...
A liberdade, a Fraternidade e a Igualdade, são atributos e sonhos que almejam muitos povos e humanidade. Itens constantes com mais intensidades nas democracias mais puras, ou seja, onde prevalece mais a vontade do povo. Ela atualmente torna mais plenas em alguns paises europeus, com mais rigor nos EE. UU. No Brasil e alguns paises da América Latina, onde se é permitido se fazer jus a vontade, ou ser o pleno exercício da cidadania.
Almejada Fraternidade, Liberdade e Igualdade, se ressurge nas amplitudes democráticas, que vigora nos paises acima citados e em outros pelo mundo afora, graças à alavanca salvadora da Maçonaria, na libertação e democratização e salvaguarda dos direitos e deveres individuais dos cidadãos e humanidade correlatas.
Na faze bíblica há a frase, que diz: “onde estiver reunido um ou mais pessoas, Eu lá estarei no aumento da força e fé”. Fazendo referencia ao poder de fé de uma pessoa e aumentada com mais pessoas no sentido de força de cura.
A Maçonaria não é diferente, varias pessoas das melhores estirpes reunidas em assembléias e estas organizadas, com as melhores intenções e objetivos, assemelhando aos melhores parlamentos, desde os mais requintados templos aos mais singelos, pelo mundo afora e em nome do GADU, são descuidos os destinos da própria sociedade, o engajamento do cidadão nos caminhos virtuosos, nas lições auferidas pelos nossos rituais, como uma escola de vida e também nos destinos comunitários extensivos aos municípios, estado e pais e quiçá do mundo.
José Pedrooso
10/01/2011