FREVO: Produto de Exportação
Publicado no Jornal “O Passo" – janeiro/2011
Frenético, cambaleante, nostálgico, vibrante - esse é o perfil do nosso frevo. Tem estilo para cada estado de espírito. No de rua, esbanjamos energia, alegria. Já no gênero canção, soltamos nossos sentimentos de amor ou lembramos causos e coisas que nos permitem a irreverência própria do carnaval. O de bloco,é pura nostalgia, saudade, encantamento.
Do “Nascimento ao Passo” e com esse estado de espírito alternante e sempre vivo, vem caminhando através das décadas deixando um rastro inesquecível para a história de Pernambuco, e para o Recife – Capital onde teve seu nascedouro.
Sua grandeza hoje desponta lá fora, sendo um ritmo apreciado por sua riqueza e performance dos nossos músicos. Tornou-se produto de exportação de alta qualidade, sendo orgulho para todos nós, apesar dos tropeços que enfrentou não do seu passo vibrante, pois, tem equilíbrio e beleza, mas pela falta de sensibilidade e omissão de muitos que não alcançaram, ainda, o seu valor como ritmo inédito e inigualável no mundo.
Os Guerreiros do Passo, - insurretos do bem -, participam ativamente dessa caminhada gloriosa, valorizando-o e buscando perpetuá-lo em capitulo especial da nossa história.
Nesse contexto, a Spokfrevo Orquestra tem, também, um papel preponderante na sua divulgação. Assim, o nosso Frevo Imortal ganha o espaço à altura de sua dignidade e conquista terras além-mares.
Assim, Pernambuco finca a sua marca musical por ser no mundo, um local privilegiado pela sua diversidade rítmica e por ter um filho tão nobre que o representa com altivez em qualquer lugar que se apresente.
Luiz Guimarães Gomes de Sá