Salomão está morto

O homem mais sábio que o mundo já viu, embora citado no Corão, e muito citado nos livros de Cronicas, 1 e 2, também no livro dos Reis, e tido como autor de outras obras, como eclesiastes e cântico dos cânticos, Salomão pode não ter existido. Considerado filho de Davi, de linhagem direta na vinda daquele que será o Messias do povo de Israel, e considerado como antepassado do Mestre do Cristianismo, Salomão pode ser apenas mais um personagem criado no século VII antes da nossa era pelos escribas de Josias, com intuito de provar a necessidade de anexação da Samaria, bem como reforçar a memória de um grande herói do povo Hebreu.

As descobertas mais recentes da arqueologia, buscavam respostas para a unidade de Israel, financiada pela sociedade Israelita que visa manter as tradições e a história de um povo sobrevivente há milênios. Porém, ao contrário do que se esperava, nem Davi, nem Salomão, eram aquilo que falavam deles.

Então quem construiu o templo?

As escavações mais recentes mostram uma Jerusalém rural e minúscula no tempo do governo do Rei Davi. Os escribas, ou contadores dessas histórias, retrataram Israel pujante tal qual o Império da Época, a Assíria. As construções, os feitos guerreiros e mais fatos do povo Assírio, para retratar no século VII antes da nossa era, os feitos heroícos de seus antepassados.

Os relatos dos escribas do Rei Josias, também colocaram cidades no caminho de Abraão desde Ur até Canaã, muros em Jericó e mais outras histórias, o certo é que não deu muito certo, uma das ideias centrais do compilamento, era demonstrar o grau parietal entre Judeus e Samaritanos, na tentativa de Josias unificar os dois povos. Não deu certo, como se pode ver ainda hoje na terra Santa.