CASCA DE NOZ X CASCA DE NÓS

Shakespeare em Hamlet, Ato 2, Cena 2 “Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar rei do espaço infinito”........

Stephen Hawking, renomado cientista, na atualidade o maior astro-físico do mundo, que não por acaso ocupa a cátedra de Newton, em seu magnífico livro “O universo numa casca de noz”, demonstrou a dimensão necessária à Cena de Hamlet e “trouxe-o para a casca de noz”............

Steve Jobs, o gênio da década, com sua “casca de noz”, ou se preferirem, com seu I-Pad, fascina a humanidade. O conhecimento acumulado pela humanidade pode ser acessado nesse tablet.

O planeta Terra, “Gaia um Ser Vivo” de James Lovelock ou se preferirem, o “Pálido Ponto Azul”, de outro não menos famoso astro-físico, Carl Sagan, logo será wi-fi em sua totalidade.

O universo em nossas mãos; somos o rei do espaço infinito......... Qualquer mecanismo de busca nos traz instantaneamente o que quisermos; basta acessar. Já se fala em AG e DG; antes do Google e depois do Google. Alguns também poderiam dizer: “Antes de JA e depois de JA” – Julian Assange.

A BARSA levou 200 anos para ser “completada”; a Vikipédia apenas 4. Uma simples palavra, vinculada a determinado assunto, pode estar presente em milhares de páginas na Web. Impossível ler tudo em uma só existência.

Conhecemos de tudo; do macrocosmo ao microcosmo: Mecânica Quântica; Relatividade Geral; Átomos; Neutrinos; Genoma; nanotecnologia; neurociências, etc. Segundo a IBM, em magnífica mensagem transmitida aos seus funcionários, cujo vídeo, para quem ainda não viu, segue junto com este texto, em 2010, a cada 72 horas, o conhecimento humano dobraria. Computadores processam trilhões de cálculos por segundo. Tudo isso é fantástico; deuses operando?

Segundo Tom Peters, o guru do marketing, em seu magistral livro “Reimagine!”, aliás, escrito há 10 anos; as mudanças ocorrem numa velocidade inimaginável: “estamos na era do novo obsoleto, ou seja, do obsoleto instantâneo; o hoje é ontem e o amanhã já é hoje”; e, continua: “Achamos que sabemos tudo e não sabemos nada! Não sabemos o bastante nem para saber se estamos fazendo as perguntas certas!”

Em princípio, achei que Tom Peters exagerou; se temos todo esse conhecimento, como não sabemos nada? Entretanto ele está certo! Realmente ainda não sabemos nada!

Não sabemos nada porque ainda não aprendemos a conhecer a nós mesmos e muito menos aprendemos a conhecer aos outros.

Recordemo-nos de um dos maiores sábios da humanidade, que sabia fazer as perguntas certas: “Homem, conheça a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo” – Sócrates. Para facilitar a compreensão, atrevo-me a “substituir” deuses por Homens, porque o Mestre dos Mestres (Jesus) deixou-nos muito claro num dos seus preciosos ensinamentos, quando Ele operava os “milagres”, e os seus seguidores ficavam impressionados e estupefatos: “vós sois deuses; podeis isto e muito mais”. Ensinamento este que a maioria não compreendeu e muito menos assimilou até hoje! Fomos criados “à sua imagem e semelhança”, com identidade própria, ou seja, cada qual é único, não há dois seres iguais; somos deuses, assim, quando nos conscientizarmos disso, realmente, aí sim nos conheceremos, bem como conheceremos aos demais, começando por reconhecer e respeitar as diferenças. Não bastasse essa maravilhosa singularidade, compomos a academia dos imortais, nossa academia chama-se evolução, com estágios nas diversas moradas, navegando para o infinito.

Não por acaso, nos anos 70, Erik Von Daniken, escreveu “Eram os Deuses Astronautas?” Sim, somos astronautas, porque somos “viajantes do tempo” em dimensões onde não há tempo nem espaço; viajamos com a consciência, essa é a nossa nave.

Para “aterrisarmos” e estagiarmos em Gaia, que também navega conduzida pelo Mestre- “Timoneiro” - necessitamos um corpo mais denso; assim, para vivermos na crosta deste orbe, utilizamos a indumentária humano-carnal. “Na casa de meu Pai há muitas moradas”; assim, outras indumentárias far-se-ão necessárias nas escalas da evolução; cada qual no seu estágio de navegação, ou melhor, de evolução.

A “bússola” para a navegação, nosso coração porque aí está Deus! Mesmo com a “bússola”, muitas correções de rota foram e continuam necessárias, porque “Onde estiver o teu tesouro, onde estiverem os teus valores, aí estará o teu coração”.

A “senha” para o infinito o AMOR, porque “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse o Amor.......e ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência........e não tivesse o Amor, eu nada seria” - Primeira Epístola – Paulo de Tarso.

A esta altura, alguém deve estar se perguntando: - Como posso eu, “simples mortal”, preocupado com o presente, onde vivo o dia-a-dia, neste planeta, que pela sua dimensão não passa de uma pequena noz, considerar-me rei do espaço infinito e ainda viver recluso numa casca de noz? Ou será que terei que preocupar-me com os possíveis supercomputadores presumidos pela IBM, em sua mensagem, para 2020 e 2050? Será que o fictício HAL – 9000 do filme “2001 Uma Odisséia no Espaço”, de 1968, em breve existirá? Será preciso ainda, ser um Stephen Hawking ou um Steve Jobs, ou outro gênio qualquer? Teria que ser um “iluminado” ou ter uma missão; se tivesse, qual seria a minha missão?

Fique tranqüilo; no Sermão das Montanhas, o Mestre nos asseverou: “A cada dia basta a sua preocupação”. Assim quis dizer para não nos preocuparmos com os problemas que ainda não existem, porque geram ansiedades, angústias e incertezas. “A cada dia basta a sua preocupação, o dia de amanhã se preocupará consigo mesmo”

Novamente, tranqüilize-se, numa coisa a IBM tem razão: “mud@nç@s” acontecem, o mundo está sempre em movimento; mesmo dormindo estamos em movimento. Lavoisier, com seu famoso enunciado “Na natureza nada se cria e nada se perde tudo se transforma”, estava certo. Se mudarmos mudanças para transformações, transformações para conhecimento e conhecimento para compartilhamento, entenderemos qual a nossa missão, por mais simples que aparente ser. Todos nós temos nossas missões!

Acreditem, ou não, o Dr. Zhi Gang Sha, em seu interessante livro “O Poder da Cura”, afirma que uma importante Lei Espiritual do Universo diz o seguinte: “A única maneira de receber um novo conhecimento e sabedoria é compartilhando o antigo. É como armazenar mercadorias em um depósito. Se estiver cheio, não podemos colocar mais nada nele. Se você mantiver os segredos trancados e não os compartilhar, novos segredos e conhecimentos não poderão entrar. Se você passar adiante para o mundo os segredos que aprendeu, novos segredos e conhecimentos serão despejados sobre sua cabeça. Seguir essa importante Lei Espiritual é o segredo para aumentar o conhecimento e a sabedoria”.

Seja generoso e compartilhe quaisquer segredos que venha a aprender, porque novos conhecimentos e segredos seguirão na sua direção. Existem incontáveis segredos no Universo.

Se ainda você está cético, ou cética, leia na matéria da Revista Isto É Dinheiro – tipicamente de negócios e voltada para o mundo corporativo - que pode ser acessada online, até pelo portal Terra, edição 688, de 15/12/2010, os depoimentos de dois notáveis e conhecidos financistas banqueiros, André Esteves e Pérsio Arida, do BTG Pactual, que em pouco tempo já vale 10 bilhões de dólares.

Mesmo que você não faça parte do mundo dos negócios, preste atenção nas 10 regras de ouro do BTG Pactual; depois não diga que você nasceu sem sorte...........

Mas, mesmo para as pessoas que se dizem “mais simples”, que vivem a aparente “mesma rotina” diariamente, é possível ser o “rei do espaço infinito”. Basta por sentido no que você faz; o sentido da vida é o sentido que você coloca nela! Ame! Tenha paixão pelo que você faz, mesmo que você só cozinhe, impregne a comida de amor e bons pensamentos; ensine suas receitas, compartilhe os seus conhecimentos; seja lá o que você faz, ou pretenda fazer, vibre com isso, e agradeça sempre. A gratidão é a memória do coração. O sábio Galileu disse que nunca conheceu uma pessoa que fosse tão ignorante que não pudesse aprender alguma coisa com ela. Aprenda a fazer a pergunta certa. Lembre-se, no contexto do Universo somos todos importantes. O Mestre nos asseverou: “Nenhuma de minhas ovelhas se perderá”; poderemos nos desgarrar, mas jamais estaremos perdidos!

Por falar em ser simples, ou melhor, em sabedoria advinda da simplicidade, até hoje, por mais de 15 anos, carrego em minha carteira duas frases que vieram junto com pacotinhos de balas, que comprei em diferentes cruzamentos de ruas, enquanto aguardava a abertura dos semáforos: “Abra-se para novas idéias. Nunca pare de aprender e de se adaptar. O mundo está sempre mudando”; a outra: “É melhor tentar e falhar, do que sentar e ver a vida passar.....”

Simplesmente, comprei as balas para ajudar e acabei recebendo ajuda de pessoas que jamais iria imaginar........... Tom Peters com o seu livro Reimagine está certo; imagine alguém com mais de 70 anos querendo aprender algo novo; somos eternos aprendizes, independentemente da idade cronológica, a Lei do Progresso é uma Lei de Deus; queiramos, ou não, estamos todos “condenados” ao progresso e à evolução.

Não perca tempo tentando procurar a “pedra filosofal” ou tentando dar “saltos quânticos”; não existem mágicas, não existe o abra-te sésamo; não se iluda ninguém evolui por você, galgue degrau por degrau; na escada da sabedoria o último degrau é a humildade.

Na noite de Natal, seja você cristão ou não, pegue as suas nozes ou imagine-as, caso não as compre, e faça como Clara, a personagem do clássico Quebra-Nozes de Tchaikovsky. Encante-se pelos presentes, principalmente, pelo boneco quebra-nozes, e dê asas à sua imaginação......

Comece quebrando as nozes, mesmo as imaginárias; feche os olhos, concentre-se, olhe bem para o seu interior, olhe para você mesmo, se não conseguir ver o Universo é porque ainda existe muita casca a ser removida em nós mesmos. “A casca de nós”, essa casca que ainda nos turva a visão, essa casca que ainda faz com que “vejamos um argueiro no olho do próximo e não conseguimos ver uma trave em nosso olho”. Essa casca que nos impede de sermos aquilo que somos e não o que os outros querem que sejamos.

Conscientes dessa “casca de nós”, que não pode ser removida de uma hora para outra, porque requer um longo processo de aprendizado, e não poderia ser diferente, porque faz parte da evolução, lembremo-nos de que somos os “viajantes do tempo”, com as necessárias escalas, e voltemos a imaginar.

Imaginemos ou reimaginemos qualquer coisa, sonhemos qualquer sonho, tudo podemos, sintamo-nos seguros, continuemos a nossa viajem, a nossa casca de noz não vai se afundar sintamo-nos confortável nela; o Mestre está no timão, confiemos Nele, mesmo que “vivamos reclusos”, jamais estaremos sozinhos. Crer e ter fé são fundamentais, mas a confiança é que nos dá a necessária segurança; aliás, ela é base de tudo em qualquer relacionamento.

Como “simples mortais”, Sonhemos como se fossemos viver para sempre. Vivamos como se fossemos morrer hoje - James Dean – aquele do filme “Juventude Transviada” de 1955.

Como viajantes da eternidade, vivamos como diz a letra da belíssima música – Companheiro – de Maria Eugênia – na abertura da novela Araguaia da TV Globo.

“Vai amigo, não há perigo que hoje possa assustar. Não se iluda que nada muda se você não mudar. Ponha alguma coisa na sacola, não esqueça a viola, mas esqueça o que puder, e cante que é bom viver......... Rasgue as coisas velhas da lembrança seja um pouco de criança, faça tudo o que quiser, e cante que é bom viver....”

Feliz Natal e que a luz do Mestre nos ilumine cada vez mais!

Abraços fraternais,ACD