QUEM FOI ORFEU
Segundo a lenda, Orfeu era filho do rei trácio Eagro e de Calíope uma musa de extrema importância. Cantor , músico e poeta, quando cantava e se fazia acompanhar de sua lira ou cítara, a feras o seguiam, as árvores inclinavam suas copas para ouvi-lo e até os homens coléricos se enterneciam
Completou sua formação religiosa em viagens pelo mundo. Ao retornas do Egito divulgou a idéia , na Hélade, da expiação dos crimes e faltas, o culto ao Dionísio e os mistérios órficos.
Casou-se com a ninfa Eurídice e ela perseguida por Aristeu, um apicultor da época, em uma de suas fugas pisou numa serpente e envenenada morreu. Orfeu desesperado, resolveu ir ao mundo dos mortos em busca da amada. Com melodioso som de sua lira e a doçura de seu canto,.sensibilizou os deuses Hades e Perséfone, que encantados permitiram que a levasse de volta, porém com condição: Ele iria na frente e ela logo atrás e não olhasse para traz enquanto não transpusesse os limites do rei Hades. Saindo da escuridão do reino dos mortos e vendo a luz do sol , não resistiu e olhou para traz para certificar-se de que sua amada o acompanhava. Ela então, sua paixão incontida, ninfa de todos os seus sonhos, desapareceu .
Orfeu voltou para Trácia chorando e cantando suas mágoas , sem nenhum interesse ao amor de outras mulheres. As trácias sentindo-se humilhadas pela sua indiferença, o esquartejaram e atiraram sua cabeça no rio Hebro. Sua cabeça , no entanto não parava de repetir o nome de Eurídice.
Os deuses magoados com esse crime das trácias castigaram toda cidade com uma grande peste, só terminada quando um pescador encontrou a cabeça de Orfeu no rio Hebro na Jônia. Ali então foi erguido um grande templo em sua honra . Sua lira foi parar na ilha de Lesbo berço principal da poesia lírica da Hélade.
Este eipsódio mitológico serviu de inspiração para artístas de todas as épocas. Na Grécia no século V a.C deu início aos cultos órficos.
Concluindo, quando não houver inspiração, as palavras forem secas e já estiver com cesto de lixo cheio de papel amassado, recorra ao Orfeu. E mesmo assim se não conseguir, apela para Eurídice, a ninfa dos cantos líricos de Orfeu.
Minha situação no entanto , nem depois de implorar pela ninfa, tudo continuou no mundo das sombras, sem nenhuma estrofe para publicar.
Devo recorrer ao deus Hades ?