ESCRITOR MIGUEL JOÃO SIMÃO LANÇA "A SAGA DE ZÉ GANCHEIRO"
ESCRITOR MIGUEL JOÃO SIMÃO LANÇA LIVRO DE CONTOS
Com as energias enviadas pelos amigos que estavam ausentes somados as fortes energias trazidas por nobres presenças de amigos, o dia 16 de outubro de 2010 marcou mais um dia de festa para Governador Celso Ramos.
O Espaço do Hotel e Resort Águas de Palmas recebeu autoridades literárias, amigos e familiares do Professor Miguel João Simão para o lançamento do Livro de Contos intitulado a “A Saga de Zé Gancheiro e Outros Contos”. A Obra reúne 7 Contos, alguns inéditos: “A Saga de Zé Gancheiro” retrata a vida de um manézinho vivido em Ganchos (Governador Celso Ramos). “A Rosa que eu Perdi” é o relato de uma grande paixão de um Gancheiro (pessoa natural de Ganchos) por uma Tijuquense (pessoa nascida em Tijucas/SC), Desenhado num cenário de magia e cor, com um final triste e solitário. Em “Coisas que Vovó Contava”, voltamos ao tempo da infância, tempo da inocência. “Entre as Belas Colinas de Major Gercino” é um conto que mostra a essência do amor vivida por uma jovem nas terras de Major Gercino/SC. No “O último Sorriso”, apresento a história de Clarinda (1886/1970), uma mulher de fibra capaz de enfrentar os desafios de uma terra em condições precárias e sem recursos para criar os filhos. “O Vellho da Lua!” Traz a história de vida do Mestre Dico, um homem que enfrentou os desafios da vida, a incerteza dos mares pelo amor que tinha a família. E por fim o Conto inspirado na vida de dona Baselides Wollinger, classificado em 8º lugar no XXXII Concurso de Contos das Edições AG, “Poente de Dor”, revela a dor da partida marcada pela despedida desse mundo por Baselides.
A apresentação da Obra ficou por conta do Presidente da Academia de Letras de Governador Celso Ramos, Tiago Nilson da Silva, que fez referencia aos trabalhos do Professor Miguel Simão como sendo de importância para o resgate histórico cultural da cidade. Outras brilhantes apresentações ficaram por conta da Presidente da Academia de Letras de Biguaçu, Dalvina de Jesus Siqueira e da Professora Bernadete Segalla que elogiaram o trabalho do Escritor. Para dar mais brilho ao evento a Escritora Neusita Luz de Azevedo Churkin declamou uma bela poesia e a jovem Escritora Maithê Baldança chamou a atenção do público pela bela Poesia de sua autoria e seu jeito maravilhoso de declamar.
Entre as autoridades Municipais estavam o Vice–Prefeito Manoel Marcelo da Cunha, o Diretor de Cultura Arli Sagás e o Diretor da Vigilância Sanitária popular Beto Camboa. Escritores do Grupo Sol Nascente de Canelinha, Escritores das Academias de Letras de Itapoá, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, além de outros Escritores e amigos de Miguel João Simão.