Autoconfiança

UMA FORMA DE AUMENTAR A AUTO CONFIANÇA

Colocar Deus acima de tudo não significa ser fraco e impotente; significa reconhecer que a verdadeira força é invisível aos olhos. Somos parte de um grande todo, harmônico e perfeito. Submeter a ele as dificuldade que vão surgindo é um grande exercício de sabedoria porque diminui o estresse causado pelas preocupações. A mente tranqüila e despreocupada sempre age melhor em qualquer tipo de situação. Quando tentamos solucionar os problemas com a mente aturdida nada dá certo e as decisões podem ocasionar consequências desastrosas. Deixar Deus trabalhar para nós não significa, todavia, permanecermos passivos, aguardando caírem do céu as soluções, mas depositar n’Ele a confiança de que tudo vai dar certo. Os trabalhos dignos de louvor e apreciação que fizeram a diferença na vida de muitas pessoas partiram de mentes ativas, daqueles que não perdiam tempo com inquietações e dúvidas, pois estas representam enorme desperdício de energia produtiva. A mente precisa estar conectada a uma forma de energia superior e ao mesmo tempo descartando as influências negativas que a querem desestimular. O grande empecilho a muitos é preconceber que isto não pode ser adquirido; que é uma capacidade exclusiva dos especiais que nasceram com ela. Só este pensamento já representa um freio a qualquer iniciativa. “Se ele conseguiu, eu também posso”, precisa ser este o lema de quem quer avançar.

UM GIGANTE PEQUENO

O acúmulo de trabalho só vai representar um obstáculo a quem olhar para ele como um todo, imaginando “como vai ser difícil esta tarefa”. Quando se ouve o termo “sabedoria” costuma-se pensar em algo muito grandioso, digno de seres especiais, um dom de Deus. Então, como todo dom de Deus é também dom do ser humano, herdado como direito de pai e filho, conclui-se que todos, sem exceção, têm dentro de si a sabedoria; a questão é como exercitá-la nas questões do dia a dia. Em primeiro lugar é preciso reconhecê-la, acreditar que temos a sabedoria. Depois, alegrar-se por isto, uma vida sem alegria é uma vida sem razão de ser. Se temos diante de nós aquela tarefa é porque faz parte de nossa missão executá-la; e com alegria, ânimo e boa vontade, fazendo dela, assim, um trampolim para tarefas maiores e mais valiosas. Em seguida, tomá-la organizadamente, dividindo-a em etapas vai ser fundamental para uma ótima finalização. Desse modo, o que parecia grande torna-se muito menor e, quando menos esperarmos, tê-la-emos finalmente concluída.

A BARREIRA DOS PARADIGMAS

A maneira como se olha todas as situações da vida é o ponto chave para obter bons resultados. A quebra de paradigmas pode funcionar em certos casos e ser desastrosa em outros e aí entra a sabedoria, pois existem os costumes de cada povo, as tradições religiosas, etc., que precisam ser respeitados. Mas, de maneira geral, ao se pensar na vida, chega-se à conclusão que há uma verdade intrínseca , em forma de leis, que governa as existências. Se as transgredirmos essas leis, não importam os paradigmas, sofreremos as consequências. Não matar, por exemplo, diz respeito a uma delas. Partindo das questões maiores, existenciais, às questões de menor monta, mas muito importantes, há paradigmas que podem ou não ser quebrados como há aqueles que precisam ser quebrados, o que fará uma enorme diferença no resultado final. Para um cego de nascença não existe a luz solar; não adianta descrever para ele, pois ele não acreditará ou não entenderá. Para o monge convicto não existe morte, pois ele chegou ao ponto de atingir esta convicção. Existem na Índia seres evoluidíssimos, quer os chamem de gurus ou faquires, que tendo superado seus próprios carmas, deitam-se ao solo e deixam que um caminhão passe por sobre seus corpos sem que absolutamente nada, sequer um arranhão, lhes advenha.

COMO SURGEM AS GRANDES OBRAS

Quando admiramos uma mudinha de árvore, sabemos que, num belo dia, ela terá se transformado em uma forte e imponente doadora de folhas, frutos, sombra e tudo mais. Por sua natureza e por já conhecermos a sua família, sabemos de antemão o tamanho aproximado que ela atingirá. Agora, sabemos disso, mas não vemos isto acontecer, ou melhor, não percebemos. Por que não percebemos? Simples: ela não para de crescer um milésimo de segundo e estamos ocupados demais com os nossos problemas para ficarmos olhando uma árvore que cresce. Assim é ou devia ser todo ser humano, criação de Deus, como as árvores. Isto acontece com ele próprio, fisicamente; é só observarmos uma criança hoje e daqui há alguns anos. Então, se crescemos fisicamente, precisamos, do mesmo jeito, crescer espiritual e materialmente, também. Levando esta sabedoria para as tarefas diárias concluímos já não haver razões para estresse nem atropelos. Dividindo qualquer tarefa em etapas e fazendo, com persistência, um pouquinho a cada dia, visando a meta estabelecida, qualquer empreendimento torna-se executável e deixa de haver tarefas árduas e impossíveis. Se pensarmos nas grandiosas obras, como as pirâmides do Egito, Don Quixote de La Mancha ou o monumental estádio do Maracanã, veremos que foi assim que foram executados.

PARA AUMENTAR A FORÇA E O VIGOR

Ao se iniciar qualquer trabalho urge um preparo mental e físico, mas, como é feito esse preparo? No primeiro caso, conectar-se com energias superiores é essencial, pois que são a origem de toda força. A vida em si manifesta a sua força a todo instante; a própria força física vem dessa energia vital que faz crescer os alimentos, que nos mantêm vivos e produtivos. Logo, ligando a ela os pensamentos, temos a origem a nos guiar. Uma breve oração a Deus, que é a origem e causa de tudo, trará entusiasmo e muito bom termo a qualquer tarefa. Isto só já é um fator também de força física, porque é o invisível que move o visível. Mas, a energia do corpo, o preparo físico e a capacidade alcançam altos níveis pela continuidade. Levando uma tarefa até o seu final, sentindo a satisfação de tê-la concluído, surge um bem estar e uma vontade redobrada de ir em frente. Isto vai refletir diretamente na saúde, por acionar hormônios da felicidade. Esta renovação produz ideias novas para trabalhos melhores. Cada vez que terminamos um trabalho e iniciamos outro, a força se renova e os trabalhos também. É assim que surgem as obras primas.

QUANDO O CANSAÇO É UMA ILUSÃO

Partindo do ponto de vista de que somos apenas corpo físico, que um dia vai deixar uma terra e ingressar em outra, para virar pó e nada além disto, têm-se então que admitir toda espécie de limitação imposta pelo materialismo. Daqui de onde me encontro, escrevendo, minha visão alcança, ao longe, um prédio de apartamentos e, muito além deste, descortino algumas nuvens que me permitem vislumbrar o azul do céu. O dia está lindo, há pássaros que vejo voando, felizes, e ouço o chilreio de alguns deles; e isto é tudo que alcança a minha visão limitada. Porém, se fecho os olhos, minha visão espiritual não tem limites; posso ir aonde quero e fazer o que desejo. Embora repleta de intelectualidade, conhecimentos sobre a vida, as diversas ciências e todas as aquisições possíveis, uma mente que não reconhece a existência do espírito e a sobrevivência de ambos após a ilusão da morte, é uma mente pobre e carente. É óbvio que o corpo físico necessita de higiene e manutenção para um bom desempenho e cansa-se com o esforço. Contudo, da mesma forma que um corpo sem vida não sente a dor nem o cansaço por estar desprovido da mente que os reconhece, ao não reconhecer o cansaço como tal e após um breve relaxamento é incrível como voltam a disposição e a produtividade.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 22/09/2010
Reeditado em 26/12/2010
Código do texto: T2514411
Classificação de conteúdo: seguro