Queridos amigos do Recanto das letras

Na 2ª quinzena de agosto eu me aventurei a fazer um pequeno curso de Arqueologia Bíblica. Ìa à aula à noite e depois passava dois dias feito louca, pesquisando no Google, buscando fotos, comparando textos e passando a limpo minhas anotações. Aí chegava a aula seguinte, e nova correria. Uma delícia, uma curtição!

Mas com isso acabei me afastando da escrivaninha. Obrigada aos queridos que se preocuparam comigo, que me procuraram, demonstraram saudade. Como agradecimento, reparto aqui uma curiosidade que descobri no curso, e deixo muitos beijos a todos!

O Tel (fala-se Têl)  (Foto do Tel Megido, tirada da internet)

 
O Tel é uma palavra semita tanto usada pelo judeu como pelo árabe. Ela se refere a um tipo de sítio arqueológico em formato de morro ou colina. Os tels arqueológicos resultam do acúmulo e da erosão depositados por moradias humanas durante um longo período de tempo. Ficam em lugares de águas profundas, o que possibilitou, há alguns milênios, um primeiro assentamento. Imaginem passarem-se 400, 500 anos e esse lugar ser conquistado por um outro povo, que destrói toda a cidade ali existente. Depois, sobre os escombros, o aterro, edificam novas moradias e surge ali uma nova cidade. E assim sucessivamente, sempre preservando – ainda que involuntariamente – vestígios da anterior. 

O Tel Megido, da foto acima, tem uma localização estratégica, de valor inestimável: está no extremo esquerdo de um vale e no coração da Via Maris (Caminho do Mar), antiga rota de comércio usada no Oriente Médio, ligando pela costa Egito, Pérsia (Irã), Síria, Anatólia (Turquia) e Mesopotâmia (atual Iraque). 

É um ponto que facilita os assentamentos. Várias civilizações foram superpostas em Megido. O austríaco Gottlieb Schumacher fatiou Megido (1903-1905) como se fosse um bolo, expondo suas camadas. Cada civilização, uma camada. As escavações revelaram ruínas de cerca de 25 cidades, datadas de 4000 a.C. a 400 a.C.

Há inúmeras dessas "colinas de civilizações" na Terra Santa. É uma paixão começar a conhecer um pouquinho sobre elas.

Talita Ribeiro
Enviado por Talita Ribeiro em 07/09/2010
Reeditado em 08/09/2010
Código do texto: T2484529