Um Asteróide na sua varanda
Qual a mais mortífera ameaça para espécie humana? Guerra nuclear? Aquecimento global? Na verdade a suprema arma de destuição em massa, são gigantescos blocos de rocha girando através do espaço.
Parece quase inofensiva, flutuando serenamente através da vastidão infinita do cosmos. No entanto, estes 200 milhões de toneladas de rochas contêm tanta energia quanto o poder explosivo de todas as bombas nucleares da Terra.
Este artigo lhe dá agora uma noção de um impacto extraterrestre de enormes proporções que se ocorrer poderia levar a humanidade à extinção.
Viajando à 50 vezes a velocidade do som, a rocha arrebenta e passa pela camada de proteção da atmosfera terrestre como se ela não existisse. Ela colide, liberando uma força explosiva equivalente a 100 milhões de megatons de TNT.
Por todo o planeta mega-tsunamis e terremotos arrasariam cidades. Em poucas horas uma nuvem de rochas pulverizadas cobriria a atmosfera superior e se espalharia por todo o planeta. E então entraria novamente na forma de trilhões de meteoritos, aquecendo o ar, na temperatura de um forno.
Fixando-se na atmosfera, a poeira bloquearia o céu e a claridade do sol, mergulhando o planeta em completa escuridão.
Ao final do dia, quantas pessoas ainda estariam vivas ?
Poderia ser o fim da humanidade...
A Terra está ameaçada por asteróides e cometas como nunca esteve.
As chances da Terra ser atingida por asteróides são de 1 em 20.000
Cada ser humano tem 4 vezes mais chances de ser atingido por um asteróide do que por um raio.
Veja a Meteor Crater, no Arizona e conheça a sua história.
Veja como a Terra oculta grandes crateras feitas pelos asteróides.
Um asteróide extingui os dinossauros.
O asteróide que atingiu Jupiter, deformou sua superfície.
O que nós estamos fazendo para evitar que a Terra seja atingida por um asteróide?
E se soubessemos que um está vindo em nossa direção (agora você sabe), o que faríamos?
São mostradas algumas alternativas, como um rebocador espacial, uma lente de 800m que desviaria a sua rota e o lançamento de uma bomba nuclear em sua direção, mas isto iria fazer ele se fragmentar e cair em pedaços radiativos na superfície da Terra.