VIAGEM À BARCELONA- ESPANHA
O que parecia impossível, aconteceu. Em 31.12.2008 lá estava eu viajando novamente para mais uma inesquecível viagem de férias à Europa. Este ano minha viagem começava em Barcelona, onde fui passar o réveillon.
Cheguei no aeroporto de Barcelona às 17:35 do dia 31.12.2008. Chegando lá o hotel já havia feito uma reserva no Restaurante “Rico d’em Cesc”, um lugar chiquérrimo que oferecia um excelente jantar (entrada mousse de mariscos, prato principal – raviolli de faisão) regado a um excelente vinho para que à meia-noite sentisse e visse a chegada do Ano Novo, tocando as 12 campanadas (modo de se comemorar a nova entrada do ano novo) comendo doze uvas para dar sorte.
A cidade de Barcelona é encantadora, possui sol o ano inteiro, diversão garantida e uma vida cultural riquíssima, que acaba com que as pessoas que lá a visitem fiquem de vez.
Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha, atrás apenas da capital Madrid. Existe uma grande rivalidade entre as cidades, que data desde a reconquista espanhola pelos reis católicos (Fernando e Isabela) no fim do século XV e início do século XVI. A rivalidade ficou evidente também durante a ditadura franquista (1939 a 1975), quando Barcelona se tornou símbolo da resistência e da luta pela liberdade.
A cidade de Barcelona fica a 612 km da capital. Possui uma população em torno de 1.600 mil habitantes. O jeito de ser do catalão permanece marcante e notável. Orgulhoso de seu idioma e de sua cultura, ele não se considera espanhol e como prova disso, odeia touradas.
Para conhecer Barcelona o melhor é andar a pé mas para visitar alguns monumentos você pode pegar ônibus, metrô que interligam toda a cidade.
A parte mais turística da cidade fica no entorno das Ramblas e da Plaza Catalunya, incluindo aí o Barri Gòtic e a Gràcia. Nessa área o estrangeiro não encontrará nenhuma dificuldade em se deslocar ou pedir por informações. Nos balcões de informações turísticas se fala o inglês e muitos falam também o francês e o alemão.
Barcelona, como toda a Catalunya, é uma cidade bilíngüe: o espanhol (ou castelhano, como preferem os catalães) e o catalão são línguas oficiais.
Foram 05 cinco dias inesquecíveis e saí pelas ruas caminhando e me emocionando a cada rua, monumentos e esquina que eu deparava com belas obras de arte e lugares tão interessantes que as vezes nem se consegue descrevê-los, vou citar alguns para que , se for conhecer esta bela cidade não deixe de ir a estes pontos turísticos:
a) CATEDRAL DE BARCELONA- igreja em estilo gótico, do século XIV é um dos mais refinados exemplos da arte gótica catalã.é dedicada à virgem e mártir cristã Santa Eulália e só foi finalizada por volta do século XIX.
b) Museus Picasso- neste museu estão as obras do início da carreira do pintor e alguns de seus mais importantes trabalhos tais como: As Meninas
c) Parc de Mont Juic – A colina de Montjuic é uma elegante combinação de área recreativa e cultural que atrai milhares de turistas. É um grande parque construído para a Feira Internacional de 1929 onde está o Palácio Nacional que funciona como Museu de Arte, a Fundação Miró com as princiapis obras do pintor Joan Miró, a Plaza de Espanya e o Estádio Olímpico. Também nesta área visitei o Museu Marítimo onde o grande destaque fica por conta da réplica , em tamanho natural, do navio Galera Real de onde D.João da Austria comandou e venceu a marinha turca na batalha de Lepanto, em 1571.
d) Las Ramblas _ é o cartão postal de Barcelona, a histórica alameda que liga a Plaza de Catalunya ao Monumento a Cristovão Colombo, à beira-mar . Esplendida pelos seus espaços e ótima parta passeios da cidade. Magníficas palmeiras ladeiam a larga e central passarela de pedestres, cujo movimento é intenso ao dia e à noite. Este é o lugar para se passar o tempo, sentar, admirar os artistas de rua, comprar um jornal ou simplesmente sentir a essência e beleza do lugar.
e) Igreja Sagrada Família –este é o templo idealizado por Antonio Gaudi que virou o símbolo da cidade pela sua beleza, mesmo inacado, estonteante. Gaudi começo seus projetos em 1883 e morreu sem terminá-lo. A catedral continua inacaba e mesmo assim é um grande espetáculo de ousadia e criatividade. Gaudi, está enterrado na cripta.
Também não pode-se deixar de visitar uma antiga área industrial à beira-mar, chamada de Port Vell (velho Porto)que transformou-se em uma agradável marina e area de lazer. Neste lugar a Praia de Barceloneta está sempre com suas ruas abarrotadas evocando a cultura de um tradicional porto mediterrâneo.
Continuando o passeio por esta cidade não se pode deixar de ir ao Parc Guell –tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO é muito mais que uma grande área verde. Está situado bem em cima de uma rocha donde se tem uma das melhores visões panorâmicas de Barcelona, foi comprado em 1895 pelo rico patrono de Gaudi, Eusebi Guell, com a idéia inicial de construir uma cidade jardim, estilo inglês mas o projeto fracassou e somente três casas foram construídas e a área foi retomada pela Prefeitura em transformada em parque em 1923.
A cidade tem intensa vida noturna. A Plaza Reial, está sempre cheia e agitada com grande concentração de bares, restaurantes. Na gastronomia sua especialidade é a cozinha galega, famosa pelos pratos a base dos frutos do mar,polvo, caranguejo, mexilhões sardinhas. Experimente as “empanadas” massa recheada com frutos do mar ou carne.