A vida e o tempo. O homem, o estudo, o preparo e o saber
A vida e o tempo. O homem, o estudo, o preparo e o saber
Onofre Ferreira do Prado
A vida e o tempo não esperam ninguém. Passam por nós numa velocidade assustadora, que seria uma ingenuidade se tivéssemos que relativizar seu tamanho, ou o seu grau de importância.
Outra imaturidade à luz dos olhos, seria se ficássemos presos pela tela da sorte, à espera de benefícios de alguém ou de algures. O compasso do tempo não traça duas vezes a mesma linha do nosso destino, por isso, a inércia significa, literalmente, atraso de vida.
Como seres dotados de inteligência, somos movidos na busca incessante do triunfo e dos grandes objetivos. Hoje, principalmente, na era da tecnologia e da grande competição, é essencialmente através do estudo, do preparo e do saber, que podemos vislumbrar dias melhores, tornando-nos mais capazes, para dominar os espaços, preenchendo as necessidades mais frementes e imediatistas. Lutar, ter interesse, expandir a criatividade são ingredientes imprescindíveis, porém, só não bastam.
Cada jovem estudante deve ter em mente que, o início de cada curso deve ser considerado como um eterno aprendizado, lembrando ainda que, a conclusão de um curso jamais deve ser o fim de uma jornada. Isto serve para todos os níveis, em todas as áreas de formação técnica ou acadêmica.
Estamos cansados de saber que, sem luta, sem esforço, não iremos muito longe, porque viver sempre foi e sempre será um constante e penoso desafio. É o fardo que todos os homens terão que carregar, até o fim de todos os tempos.