VIAGEM À SANTARÉM-PORTUGAL -OUTUBRO 2009

VIAGEM À SANTARÉM-PORTUGAL

“Santarém es um libro de piedra em El que está escrito La parte más interesante y más poética de nuestras crônicas”

Almeida Garret

Quando da minha visita, em Outubro/2009 ao belo Portugal, país de nossos colonizadores, resolvi conhecer a cidade de Santarém, em busca de visitar a Igreja onde está sepultado nosso descobridor “Pedro Álvares Cabral”.

A cidade de Santarém está localizada a 78 km de Lisboa e para lá chegar resolvi, por indicação de meu melhor amigo, ir de trem.

Pela manhã, às 08 horas dirigi-me à Estação do Oriente, obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, onde está situada a terminal ferroviário de Lisboa.

Foi uma viagem maravilhosa, num trem confortável e de última geração, saindo de Lisboa com destino à cidade do Porto, com parada em Santarém.

Lá chegando, desci na estação e peguei um ônibus até o Centro da cidade para iniciar o passeio no Centro Histórico.

A cidade de Santarém teve os primeiros vestígios de ocupação humana por volta do século VIII a.c, colonizadores romanos chegaram à cidade em 138 a.C e a designaram como Scallabus. Neste período se converteu no principal núcleo comercial e administrativo da província lusitana. Mas foi com a ocupação islâmica que a cidade teve importante papel estratégico-militar assim como cultural e artístico, residindo na cidade alguns dos mais importantes poetas trovadores do mundo árabe .

Teve sua primeira carta Foral pelo rei Afonso VI, de Léon e foi reconquistada em 1147 por D. Afonso Henriques.

Durante os séculos XIV e XV a cidade teve uma grande notoriedade cultural, concentrando nela importantes trovadores e artistas, inclusive alguns filhos de Santarém.

O terremoto de 1755 destruiu grande parte da cidade, em particular igrejas e conventos. Também no período das invasões francesas e na Guerra peninsular, Santarém teve que assumir, mais uma vez, papel estratégico-militar e com isso seu patrimônio foi saqueado e destruído pelo vandalismo de seus ocupantes.

Após este breve histórico da origem de tão bela cidade, vamos então ao Passeio Histórico: o Centro Histórico de Santarém à semelhança de outras cidades amuralhada é formado por ruas estreitas e sinuosas, que apresentam linhas e cores inesperadas, becos sem saída, arcos, calçadas que se adaptam à região e às ladeiras.

Percorri toda a parte histórica da cidade a pé, observando seus pórticos e rosetas, arcos elementos decorativos, janelas manuelinas, esquinas do renascimento, torres e cúpulas nos revelam uma grande um núcleo urbano em que as pessoas comuns e os religiosos convivem harmoniosamente.

O artesanato é belo e riquíssimo composto por cestas em vime coloridas, azulejos pintados à mão, esculturas de pedra e madeira, utensílios de lata, louças esmaltadas, delicados bordados e alegres xales.

Na hora do almoço estava faminta e provei de toda a gastronomia desta cidade: sopa de pescado, carneiro capado.

Vale também ressaltar os principais pontos turísticos e monumentos assim como belas Igrejas que são verdadeira obra prima: Igreja de santa Clara, construída no século XIII, estilo gótico medieval, marcada por altas colunas; Mercado Municipal desenhado por Cassiano Branco, data de 1930 com um lindo painel de azulejos no seu interior; Igreja da Misericórdia-exemplo de arquitetura do renascimento, se encontra dividida com três naves.Tem influência barroca em sua fachada; Casa Brasil – edifício setecentista construído a partir das estruturas habitacionais do momento, pertenceu a família de Pedro Álvares Cabral. Foi adquirida em 19996 pelo Governo, remodelado e se converteu em um espaço para recordarmos a relação de Santarém com os Descobrimentos e particularmente com o Brasil, ponto importante de difusão cultural da cidade.

Igreja de N. S. das Graças ´- edificada nos séculos XIV e XV e um belo exemplo da arte gótica. Em sua harmoniosa fachada destaca-se o pórtico com uma singular roseta. Em seu interior conserva importantes túmulos, especialmente de Pedro Álvares Cabral (descobridor do Brasil) e de D. Pedro de Meneses (1° Cônsul general de Ceuta).

E finalmente Jardim Porta do Sol – considerado o mirador mais belo e um dos principais pontos de atração turística desta cidade. Situado num espaço que era ocupado pela antiga população de Santarém que provém a estrutura amuralhada e La Porta do Sol.

Caboclanenen
Enviado por Caboclanenen em 21/06/2010
Código do texto: T2333510