Escritor Guaçuano fala de seu livro
Reportagem Jornal Cidade

Por Felipe Forti Tonon

Luciano Becalete pode até ser um escritor que poucos conheçam, mas ele é autor de uma obra literária que deveria ser conhecida por muitos. O guaçuano foi quem escreveu e publicou o livro ‘O Encanto das Palavras’, que é uma junção de 71 poesias. A publicação aconteceu no ano passado. Becalete contou que foram vários parceiros que possibilitaram a realização ao sonho. Depois de publicado o primeiro livro, ele já almeja novos lançamentos. Em entrevista ao JC, o escritor falou sobre a importância do estímulo às artes e um pouco sobre o seu trabalho. Com 30 anos de idade, o prazer da escrita surgiu aos 14 anos. Considerado um autodidata, Becalete acredita que a cultura de Mogi Guaçu ainda caminha lentamente, mas confia em um bom trabalho por parte dos governantes para que haja, a cada dia, maior incentivo à cultura. Apesar das dificuldades pelo caminho, o guaçuano nunca desistiu. A persistência rendeu a ele reconhecimento. Além dos amigos, que sempre o incentivaram, Becalete recebeu um convite da Academia Serrana de Letras, em Vitória da Conquista, na Bahia. “Foram 40 autores brasileiros selecionados para fazer uma antologia”, contou o escritor. Para ele, esta foi uma importante conquista em sua vida, entretanto, a falta de apoio não permitiu que o jovem escritor fosse à Bahia participar do projeto. “Eu encontrei algumas portas fechadas, mas desistir jamais”.



Novas Publicações

Atualmente, a grande parceira de Becalete é a editora Ixtlan, de Mogi Mirim, que publicou o seu primeiro livro. Uma grande novidade que pode surgir é a publicação de alguns de seus textos em materiais didáticos para crianças do ensino fundamental. O livro, que deverá ser lançado pela editora Saraiva ainda está em fase de compilação e o escritor espera ansioso. “Já estou adiantando o trabalho. Assim que pedirem (Editora Saraiva) estará tudo pronto”, comemorou. Depois de tudo o que viveu para que, enfim, viesse o reconhecimento, Becalete ainda acredita nos empresários conscientes. “Todas as pessoas devem se preocupar com a questão cultural no nosso País, capaz de possibilitar muitos benefícios”, frisou. Para entrar em contato com o escritor e saber mais sobre o seu trabalho basta entrar em contato pelo e-mail: lucbec@ymail.com, pelos telefones (19) 3891 5031 e 3804 5232 ou acesse www.oencantodaspalavras.com.


A esperança pede passagem

Sabe aquela criança no semáforo;
De pé descalços e olhar perdido?
Aquele menino franzino;
Que jamais foi querido!

Sabe aquela vida exposta;
Sem rumo e sem direção?
Com balas e doces nas mãos;
E com aperto no coração!

Esse mesmo que vem ao seu encontro;
Como se pedisse socorro e atenção
Pedindo-lhe um trocado, centavos;
Por um café e um pedaço de pão!

Essa criança é a esperança;
Esperança angustiada pedindo passagem!
Pede brinquedos, carinho e um destino;
Suas armas são: audácia e coragem!

...É triste ver a inocência explorada.
Uma sociedade que vê tudo como normal;
É hipócrita e também injusta!
Cuidado! O descaso é a semente do mal!

Luciano Becalete
Enviado por Luciano Becalete em 21/06/2010
Código do texto: T2332211
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.