Ratatouille
Larissa Glass
Ratatouille é mais uma obra da vitoriosa parceria Disney/Pixar e conta a historia de Remy, um ratinho que adorava cozinhar. Diferente de todos os ratos de sua “comunidade”, ele tem olfato e paladar bem desenvolvidos. O roteiro é todo ambientado em Paris, o centro do universo quando a assunto é gastronomia.
Um certo dia, Remy se perde de seu grupo e vai parar na cozinha do grande mestre Auguste Gusteau, conhecido pelo seu lema que “todos podem cozinhar” e seus temperos diferenciados. Ali, Remy se depara com Linguini, o mais novo lixeiro do restaurante, um atrapalhado menino, que ao tentar arrumar uma sopa, acaba por estragá-la de vez.
Porém, Remy refaz o prato e os clientes do restaurante aprovam, o que faz com que Linguini fique em apuros. Ele não sabe cozinhar, mas é escolhido para ser o novo ajudante de cozinha. Então, Linguini e Remy fazem um trato: o menino passa a cozinhar, tendo o ratinho como guia, sempre escondido dentro do chapéu de cozinheiro.
O nome do filme faz referência a um dos pratos mais representativos da cozinha do Mediterrâneo, considerada uma das mais saudáveis e saborosas do mundo. O Ratatouille é um refogado com muitos dos ingredientes típicos, como azeite de oliva, berinjela, pimentão, abobrinha, cebola e alho. Trata-se de uma receita bastante popular em toda França, que costuma ser servida como entrada ou acompanhando para outros pratos.
Ratatouille ganhou o Oscar de melhor filme de animação e também foi indicado para as categorias de Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhor Roteiro Original. O filme recebeu ainda o Globo de Ouro Melhor Filme de Animação, o BAFTA de Melhor Filme de Animação e o Grammy de Melhor Trilha Sonora de Cinema.
Direção: Brad Bird (Os Incríveis)
Produção: Brad Lewis
Música: Michael Giacchino
Fotografia: Sharon Calahan
Edição: Darren T. Holmes