Cazalbé (publicado originalmente em 30/11/2024)
O SBT lançou meses atrás o seu próprio streaming, +SBT, totalmente gratuito. Na plataforma estão vários documentários biográficos sobre estrelas que fizeram (ou fazem) parte do elenco da emissora. Uma delas é Carlos Alberto de Nóbrega, 88 anos.
Em 5 capítulos, a série narra a trajetória do ‘Herdeiro da Graça’, nome dado ao filme. Se aos mais novos Manuel de Nóbrega (1913-1976), pai de Carlos, é 100% desconhecido, é bom saber que grande parte do sucesso tanto do filho, como do próprio Silvio Santos (1930-2024), se deve ao ‘Mané’ (época em que o apelido ainda não tinha significado pejorativo). A produção acompanha as 7 décadas de carreira de Carlos Alberto e, claro, conta a história do ‘Velho Nóbrega’, que teve a ideia de fazer ‘A Praça da Alegria’ (1957-1974), atual ‘A Praça é Nossa’ (desde maio de 1987), numa viagem à Argentina.
São lembrados ali os personagens inesquecíveis, como a Velha Surda, Bronco, Vera Verão, Canarinho, e também fatos da vida pessoal de Carlos, como o primeiro casamento, com Marilda, que até hoje vive fora dos holofotes. O protagonista lembra com saudade dos amigos que se foram, e confessa que a solidão o deixa amedrontado. ‘Não tenho mais com quem conversar’, diz.
A ida de Silvio à ‘Praça’ no programa de estreia, há 37 anos, também é recordada com carinho. ‘Foi o dia mais feliz de minha vida profissional, sem dúvida alguma’. Silvio fez uma espécie de discurso de cerca de uma hora onde agradeceu ao pai de Carlos tanto o Baú da Felicidade como a concessão da emissora de TV, a TV Studios, dada a ele em 1975. ‘Manuel me ajudou e elaborar um futuro onde ele sabia que não faria parte’, falou o animador, se referindo à doença do comediante, câncer, que o vitimou 3 meses após a concessão da TV. ‘Herdeiro da Graça’ tem muitos bons materiais de arquivo que devem ser vistos e revistos.