COMO É POSSÍVEL DELIBERAR POR ALGO ASSIM?!
Falando somente do Brasil especificamente, houve em sua história, inúmeros personagens que não só mereceriam livros a seu respeito, devido a importância que tiveram, senão, para sua época, para um futuro não muito distante, onde, por exemplo, nos encontramos nós!
Por esses dias, fiquei sabendo de algo que me deixara, quiçá estupefato, atônito mesmo. Isso porque devido a algum preconceito arraigado, tinha plena certeza, tinha de mim para comigo mesmo, que o nosso Proclamador da Independência do Brasil, o Dom Pedro I, ou se o preferirem: “ Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon e etc., “ e tenho a impressão que muitos gostarão só do D. Pedro I, é mais prático, rápido e menos dispendioso... Pois bem, por esses dias, tomei conhecimento que o Imperador fazia algo mais que paquerar as moçoilas mais interessadas e ter casos com algumas senhoras, como por exemplo a caríssima MARQUESA DE SANTOS!
Não acreditei ao tomar conhecimento, que fora o Imperador, o autor do chamado HINO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. Diga-se de passagem, uma obra musicalmente falando muito significativa e mesmo rica em notas e acordes e paradas e tempos complicados! Fiquei abismado! Razão pela qual, acho e acredito , que Inclusive DOM PEDRO I, DOM PEDRO II, personalidades importantes da nossa República Federativa, mereceriam também, além de livros a seu respeito , “película cinematográfica!”
Mesmo personalidades fortes, como por exemplo DUQUE DE CAXIAS. O próprio GETÚLIO VARGAS , e isso para não citar um personagem muito especial que fora literalmente esquecido JOSÉ JOAQUIM DA SILVA XAVIER, o “Tiradentes!”
Grandes Médicos, como OSWALDO CRUZ (1), CARLOS CHAGAS, (Médico sanitarista carioca que identificou e caracterizou o ciclo da Malária e da doença de Chagas), JOSÉ OSMAR MEDINA PEÇANHA (Nefrologista que criou o maior centro de transplantes do mundo), Dr. VITAL BRAZIL, ADOLFO LUTZ, entre tantos outros.
Grandes músicos, inclusive eruditos, como HEITOR VILLA LOBOS. Grandes compositores e instrumentistas falecidos, devidamente homenageados em livros, outros, nem tanto: LUIZ GONZAGA, RAUL SEIXAS, BELCHIOR, TIM MAIA, GAL COSTA, etc., e tantos outros!
O Brasil, inclusive, teve gênios da Literatura, que além de livros, mereceriam mais que um filme sobre suas trajetórias, seria o caso de trazer a conhecimento público também, dessa forma e dessa maneira: AUGUSTO DOS ANJOS, GRACILIANO RAMOS, EUCLIDES DA CUNHA, CASTRO ALVES, MACHADO DE ASSIS, CARLOS DRUMOND DE ANDRADE, JOSÉ DE ALENCAR, MANOEL BANDEIRA, OLAVO BILAC, CRUZ E SOUSA, CORA CORALINA, LIMA BARRETO, GONÇALVES DIAS, ALUISIO AZEVEDO, RACHEL DE QUEIROZ, etc.]
Também há o caso de personalidades artísticas que tiveram grande influência na vida de tanta gente e somente por isso, já mereceriam um filme preliminar sobre suas vidas, como é o caso, do falecido recentemente, o apresentador SILVIO SANTOS!
Eu tenho a impressão que páginas se encheriam de personalidades que fizeram a diferença a atuaram com muita dedicação em sua época, isso sem falar daqueles que nem entrarão em lista nenhuma, mas, que contribuíram significativamente , para que a sociedade brasileira tenha conseguido, pelo menos, relativamente, um pouco de cultura e um pouco de liberdade...
Após essas poucas palavras, eu NEM gostaria de saber quem foi o diretor que teve a “BRILHANTE IDEIA” de fazer um filme sobre a vida de um reles criminoso. Sobre uma figura completamente sem sentido para a cultura, música ou mesmo política no Brasil. Digo isso, por ter visto hoje num ”outdoor”, a propaganda que achei inacreditável: “MANÍACO DO PARQUE ; O FILME!”
Gostaria de perguntar: NÃO BASTOU A DESGRAÇA QUE ESSE MOÇO CAUSOU NA VIDA REAL? É PRECISO MAIS UM FILME PARA PONTUAR SUA “GRANDE” ATUAÇÃO NO ASSASSINATO DE MULHERES INDEFESAS?!
E já que entraram por esse campo, acredito que tem outros , nesse seguimento que também se sentirão preteridos: FERNANDINHO BEIRA MAR, “MARCOLA”, etc., etc.
Mas, tenho sugestão: “JOÃO DA METRANCA – O CARA!” Pode ser sugestão de um grande “longa”, diretor!
======================================================================================
(1) OSWALDO CRUZ - Oswaldo Gonçalves Cruz foi um médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da microbiologia no Brasil.