A QUEDA DA CASA DE USHER- Entenda a Serie da Netflix, inspirada nos contos de Edgar A. Poe
Mike Flanagan, cineasta estadunidense, criador de A Maldição da Mansão Bly, Missa da Meia-Noite, inspira-se nos contos de Edgar Allan Poe, para filmar série, A Queda da Casa de Usher. Cada episódio é baseado em 8 histórias de Poe.
Mike Flanagan faz uma crítica sutil ao comercio e consumo de drogas lícitas e ilícitas e seus efeitos colaterais. Há uma crítica também, a má fé na industria do Marketing, das propagandas enganosas em produtos de nomes atraentes e embalagens vistosas para atrair consumidores. No filme, Mike reúne personagens dos livros de Poe como sendo uma família, tendo como patriarca, Roderick Usher, sua irmã, Madeline, os filhos Frederick- Tamerlane- Victorine- Camille - Napoleon – Próspero – Além dos personagens, Lenore, Annabel Lee, Juno (Júpiter).
O filme começa quando Roderick Usher conta ao Detetive Dupin, as circunstâncias em que seus filhos morreram.
Episódio 1-No conto de Poe, A QUEDA DA CASA DE USHER, o narrador vai visitar Roderick e o encontra enfermo e triste pela morte da irmã gêmea que ele sepultou na cripta. A casa, na beira de um banhado, tem uma rachadura na parede. Para distrair o amigo, o visitante lê um livro sobre um dragão acorrentado nos porões de um castelo. A certo momento ouve-se um estrondo na rachadura, que é o momento em que o dragão rompe as correntes e a morta derruba a tampa da cripta e sai do sepulcro. O final do filme é baseado nesse conto.
Episódio 2- OS ASSASSINATOS NA RUA MORGUE, no conto de Poe, é a história de um macaco que foge e mata uma mulher. No filme, Victorine, filha ilegítima de Roderick tem um relacionamento amoroso com a doutora Alessandra Ruiz, que cria um coração mecânico e faz experiências com animais. Camille Usher é morta por um macaco.
Episódio 3- A MÁSCARA DA MORTE RUBRA, no conto de Poe, é a história de um príncipe chamado Próspero, que se isola no castelo por causa da peste. No filme, Próspero um dos filhos de Roderick, promove uma festa regada a drogas e recebe a visita de uma mulher mascarada, chamada Verna.
Episódio 4 - O GATO PRETO, Poe conta a história de um homem que, movido pelo abuso de álcool e transtornado pelo amor incondicional que um bicho pode dedicar a seu dono, acaba por enforcar seu próprio gato de estimação. No filme, o gato pertence a um parceiro de Napoleon Usher, que causa sua morte.
Episódio 5 -O CORAÇÃO DELATOR, no conto de Poe, o narrador mata seu companheiro de quarto e esconde o corpo no porão. Algum tempo depois ele começa a ouvir as batidas do coração do morto e fica alucinado. No filme, Victorine Usher acaba matando sua namorada, a doutora Alessandra Ruiz, que faz experiências com um coração mecânico.
Episódio 6 - O ESCARAVELHO DE OURO, no conto de Poe, é a história de um ex escravo chamado Júpiter, (Juno) que encontra uma joia de ouro em forma de escaravelho. No filme, Tamerlane Usher, está criando um algoritmo para a empresa, ou seja, um “bug”, que em inglês significa besouro, ou escaravelho, que faz referência ao conto de Poe, O Escaravelho de Ouro.
Episódio 7 - O POÇO E O PENDULO, no conto de Poe, é a história de um homem condenado pela Inquisição, está preso num calabouço entre um poço e uma lâmina pendurada por uma corda presa no teto. Ele poderá morrer pelo pendulo, ou pelas estacas no fundo do poço. No filme, um prédio antigo da empresa, onde aconteceu a fatídica festa com a morte de Próspero Usher, está para ser demolido. Frederick Usher, o filho mais velho, que mandou demolir o prédio, vai fazer uma inspeção e...sem spoiler.
Episódio 8 - O CORVO, é o famoso poema de Edgar Allan Poe. No filme, o corvo simboliza a Morte.
Em certa parte do filme, há um flashback, mostrando um encontro entre Roderick e Madeline com uma mulher misteriosa chamada Verna, que faz um pacto com eles e lhes promete poder e fortuna. É mostrado como eles conseguiram ficar donos da Industria Farmacêutica Fortunato. Essa parte tem uma relação com o conto de Poe, intitulado, O Barril de Amotillado. Verna é um anagrama de raven, corvo em inglês.
No final do filme, Verna aparece no cemitério, colocando um objeto em cima das 8 lápides, simbolizando o motivo que o levou à morte.
PRÓSPERO, uma máscara. Era um rapaz depravado, atrás de uma máscara de bom moço.
CAMILLE – Um celular, ela era relações públicas da família
NAPOLEON – A coleira do gato Pluto, que causou sua morte.
VICTORINE – Um coração mecânico, que ela colocou no peito de sua namorada quando a matou.
TAMERLANE – Um escaravelho de ouro, o tal bug que ela não conseguiu terminar.
FREDERICK – Um pacotinho contendo droga. Foi por causa dela que ele morreu.
LENORE – A pena de um corvo. Ela havia se tornado uma espécie de robô, criado por Tamerlane. Sua consciência estava online e mandava mensagens para o avô, Roderick, enquanto ele conversava com o Detetive Dupin. Nas mensagens, algumas escritas com erro, dizia, Nunca Mais. Essa é uma das frase do corvo no poema de Poe:
E eu exclamei então: «Um Deus sensível
«Manda repouso à dor que te devora
«D’estas saudades imortais.
«Eia, esquece, eia, olvida essa extinta Lenora.»
E o corvo disse: «Nunca mais.»
MADELINE – Duas pedras de jade, que Roderick colocou no lugar de seus olhos, que ele arrancou.
ROEDERICK – Um copo de cristal. Roderick era alcoólatra.