Sailor Moon no centro, na batalha final contra Galáxia.

 

Sailor Moon Cosmos: uma visão do Apocalipse

SAILOR MOON COSMOS: UMA VISÃO DO APOCALIPSE

Miguel Carqueija

 

Tenho falado bastante da duologia “Sailor Moon Cosmos”, de Naoko Takeushi, que é a sequência de outra duologia, “Sailor Moon Eternal”, de 2021. A Parte 1 de “Sailor Moon Cosmos” foi lançada nos cinemas japoneses no último dia 9 de junho e a Parte 2 deve estrear no próximo dia 30 de junho, aniversário de Usagi Tsukino, a Sailor Moon.

Conforme o mangá original da década de 1990, “Sailor Moon Cosmos” equivale à quinta e última fase da saga, a fase “Estrelas”. É quando a Terra será assolada pela Sombra Galática, uma potência alienígena vinda das longínquas estrelas, chefiada pela Sailor Galáxia ou simplesmente Galáxia, a Rainha Dourada, que se veste de ouro num símbolo do materialismo. Associada ao demônio do Caos, que lhe passou grandes poderes, Galáxia se intitula a “Sailor da Destruição”, é uma matadora de “sailors” da Via Láctea, que substitui por falsas guerreiras. Seu grande objetivo, para consolidar o seu poder, é matar Sailor Moon e se apossar de sua arma divina, o Sagrado Cristal de Prata.

A Parte 2 mostrará a Batalha Final, a luta definitiva entre a Luz e a Escuridão. O Caos é considerado, na cosmogonia da série, o mais poderoso dos demônios, equivalente portanto, na teologia cristã, a Lúcifer. Já Sailor Moon, que em sua transformação mais avançada adquire asas de anjo, grandes e emplumadas, representa o Cosmos ou ordem divina. Portanto Galáxia, na simbologia da história, é o Anticristo, e Sailor Moon é o Cristo.

Galáxia, com seus seguidores malignos, lança a Terra no caos.

Entre os diversos reboques do filme que a Toei disponibilizou e que estão no youtube, gostei mais de um com apenas 57 segundos, com legendas em espanhol, que nos remete à segunda parte. Consegue ser uma síntese admirável do que acontece. De fato, eu não assisti o épico, como é óbvio, pois ainda não chegou no Brasil, mas muita coisa pode ser sentida ou deduzida do que as vinhetas divulgadas revelam e do que a gente sabe pela leitura do mangá. Sobretudo, podemos sentir a dramaticidade extrema do enredo e a sabedoria de Sailor Moon em suas frases. O reboque está com legendas em espanhol, fáceis de traduzir.

Para assistir o vídeo mencionado, clique abaixo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=hZv7BWtH-yk

 

A Princesa Kakyu vem de uma longínqua estrela para alertar Sailor Moon sobre a ameaça que chegou à Terra. Kakyu é do bem. Reparem que ela faz uso do poder da natureza e também de pequenas cruzes. Em sua tiara as pequenas bolinhas parecem as contas de um rosário.

 

Vejamos as frases:

“Sou invencível; é fácil apoderar-me de todo o universo!”

Com isso, Galáxia expõe claramente quem é e o que deseja: o poder, a dominação.

Muita gente não percebe a profundeza filosófica da série Sailor Moon, uma saga que desde o início e através de longas fases caminha para o inevitável confronto final entre o Bem e o Mal. Mas nada parecido com as brutalidades e monstruosidades estúpidas dos super-heróis DC e Marvel, não temos aqui o culto à violência, cinismo e feiúra; diferente da moral rasa dos super-heróis DC, Marvel e Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon realmente possui ética, bondade, sensibilidade e senso de justiça, além de sabedoria. Ela luta com os poderes da luz e do amor, utilizando o Cetro Lunar. Galáxia luta com gestos cabalísticos, desencadeando energias malignas.

 

Galáxia usa mandalas e gestos cabalisticos.

 

A vilã Galáxia tem na arrogância uma de suas características, levada até a megalomania.

“Definitivamente voltaremos com vida!”

Ao fazer esta declaração, a Princesa da Lua Branca mostra a confiança infusa que tem na vitória do Bem. E isso, mesmo quando o Mal parece mais forte ou parece estar vencendo.

“Não importa o quanto lutemos para terminar a guerra, inclusive se o futuro espera.”

Heroína que transcende o tempo, Sailor Moon acredita num futuro de luz e de amor. Esta fé guia as ações da Guerreira do Amor e da Justiça, não importa quão poderosos sejam os inimigos.

 

Os grandes olhos de Sailor Moon: sinal de pureza.

 

“É chegado o momento final.”

A invasão da Terra por um poder avassalador e demoníaco revela a Sailor Moon que o seu grande momento chegou, quando ela terá de derrotar o Mal em estado puro ou deixar que o mesmo domine o nosso mundo.

 

Na cosmogonia de Sailor Moon as "sailors" são sub-anjos, que possuem corpos e protegem o mundo físico. Sailor Moon atinge um nível superior, com asas emplumadas de anjo. 

 

“Lute comigo! Ataque-me!”

Embora seja uma cena muito rápida na vinheta, deduzo que, como é típico de sua parte, a Princesa da Lua, pacífica por natureza, está chamando a si a adversária, para que outras pessoas não sejam atacadas. Sailor Moon não quer que se arrisquem por ela, e sabe também que a missão é fundamentalmente dela. Afinal, ela é a fiel depositária do Sagrado Cristal de Prata.

 

"Ataque-me!" Sailor Moon desafia a vilã absoluta, que trouxe o caos à Terra.

 

 

“O único com o qual podemos contar é o nosso poder. Isto é tudo o que temos!”

Esta frase de Galáxia diz tudo. Os vilões só têm o poder. Galáxia, portanto, não tem amor, amizade, moralidade ou nobreza. Tudo o que ela tem, ou quer, é o poder pelo poder. E esta é a grande diferença entre o Bem e o Mal. Galáxia quer dominar a Terra e a Humanidade. Sailor Moon, por sua vez, quer apenas proteger a Terra e a Humanidade.

Zombeteira, Galáxia se apresenta a Sailor Moon.

 

 

“Tu, a Guerreira da Destruição, não és capaz de me entender!”

Se bem analisada, esta é um frase altamente filosófica, de grande sabedoria, de Sailor Moon. A heroína fala a verdade: a Luz e as Trevas falam línguas diferentes. Os bons até entendem a linguagem dos maus, porém não a utilizam. Já os maus, não conseguem entender os bons. A prova disso é que os elementos corruptos não acreditam que existam pessoas honestas, daí o ditado cínico: “Todo homem tem o seu preço”.

A empatia de Usagi Tsukino pelas pessoas de seu círculo, como o Tuxedo Mask e as navegantes (sailors) Mercúrio, Marte, Júpiter e Vênus, e a pequena Chibiusa, sua filha, demonstra que, apesar de seus poderes imensos, Sailor Moon também depende dessas amizades que a completam e pelas quais ela mantém uma fidelidade ferrenha: “Me encanta como cheguei tão longe e como estou viva, porque tenho amigos queridos e pessoas a quem amo.” Na vinheta esta frase está incompleta.

 

Sailor Marte, da equipe de Sailor Moon. É a poderosa Guerreira do Fogo 🔥.

 

Finalmente:

“Eu imploro, amigos: por favor, dêem-me a sua força!”

Sailor Moon poderia ordenar, mas, humilde como é, prefere implorar. Ela consegue potencializar, catalisar os poderes dos aliados mas é sempre a centralizadora. Coloca-se à frente das forças do Bem, diante da força total do inimigo maligno, e a batalha final é como o próprio Armagedom.

Este filme vai marcar época.

 

Rio de Janeiro, 16 de junho de 2023.

 

Sailor Moon, asas abertas, e Chibiusa observam a manifestação de poder de Galáxia.