Pegando o Cristal de Prata para se transformar, Usagi Tsukino aceita o desafio de Urano e Netuno, mas com muita relutância por ser pacífica. E avisa as quatro companheiras para não a ajudarem, pois "Isso é responsabilidade minha".

 

Sailor contra Sailor

 

O primeiro seriado de Sailor Moon, criação de Naoko Takeuchi, foi realizado pela Toei para a televisão japonesa entre 1992 e 1997. Posteriormente foram produzidos outros dois seriados.

Deste primeiro, "Bishoujo senshi Sailor Moon" (A linda guerreira Sailor Moon), quero falar do episódio 126, muito importante na trama porque mostra o clímax do desentendimento entre Sailor Moon e Sailor Urano.

Para os não iniciados em Sailor Moon convém esclarecer previamente que a Princesa da Lua Branca trabalha com uma equipe de quatro outras "sailors": Mercúrio, Marte, Júpiter e Vênus, todas leais a Sailor Moon, pois dedicam suas vidas a ela. Isso, por ser Sailor Moon a Princesa, desde o extinto Reino Lunar. As outras quatro "sailors" planetárias deste sistema - as do Sistema Solar Exterior - Saturno, Urano, Netuno e Plutão - nunca entraram para a equipe de Usagi Tsukino, a Sailor Moon.

Urano e Netuno, arrogantes e metidas a besta, não conseguem aceitar que uma menina mais nova que elas e emocionalmente vulnerável, que chora com certa facilidade e parece aos olhos delas, boba e complacente, seja a Princesa da Lua, à qual devem respeito. Quando da ameaça trazida pelo Messias das Trevas e os "caçadores da morte" (fase 3 do seriado) Urano e Netuno, que não participaram das batalhas anteriores, querem monopolizar esta e escamoteiam informações da equipe de Sailor Moon. Desprezam Sailor Moon por confundirem sua extrema bondade com moleza e incompetência. Sobretudo, Sailor Moon opõe-se decididamente que inocentes sejam sacrificados com o pretexto de combater o mal ou defender a Terra. A Princesa da Lua é taxativa: "Não quero o sacrifício de ninguém". Muito menos o de uma menina, Hotaru Tomoe, suspeita de ter dentro de si um poder maligno mas ela própria uma pessoa boa. O pai de Hotaru, o Professor Tomoe, por um pacto permitira a possessão demoníaca em sua filha, todavia, este demônio, Mistress, o Messias das Trevas, não lograra ainda dominar a consciência da garota.

Sailor Moon age firmemente para proteger Hotaru de ser morta por Urano e Netuno. Na batalha final contra o Faraó 90, a entidade demoníaca vinda da Nebulosa Tau, ele e Mistress acabam sendo eliminados por Sailor Moon, que livra a Terra da terrível ameaça. Urano e Netuno conseguiram eliminar apenas os demônios mais fracos.

 

Porém, inconformadas com atitudes de Sailor Moon, que sempre procura dar aos inimigos uma chance de arrependimento, Haruka (Sailor Urano) e Michiro (Sailor Netuno) resolvem chamá-la para a briga, nas ruínas do Colégio Mugen, palco da recente batalha.

Sailor Moon faz tudo para não lutar e até aceita as acusações de fraca, boba, incompetente, o que elas quisessem imputar. Usagi, além de outras qualidades morais, é profundamente humilde. E também não entra em sua cabeça que "sailors", cuja missão é defender a humanidade, possam lutar entre si.

Mas nada adianta, elas querem briga mesmo, querem testar Sailor Moon em seus poderes, pois julgam-se mais poderosas e eficientes. Além disso elas confundem a bondade de Sailor Moon com fraqueza moral.

Vejamos abaixo a sequência do que acontece.

 

Urano e Netuno: zombeteiras e provocadoras.

 

Netuno lança o golpe "deep submarine", derrubando Sailor Moon.

 

O Tuxedo Mask pede a Mercúrio, Marte, Vênus e Júpiter que não interfiram: Sailor Moon precisa resolver sozinha.

 

Sailor Moon se ergue e, em vez de chorar como suas adversárias esperavam, dá uma ordem taxativa: "Desfaçam a sua transformação!" Uma solene advertência

está embutida na curta frase. 

 

Urano, ignorando a ordem de Usagi, arma seu golpe "world shaking" (o mundo treme)

 

 

Desta vez Sailor Moon se esquiva com um salto fantástico, indo parar atrás de Urano. Esta porém é avisada por Netuno: "Atrás de você!"

 

A extraordinária agilidade de Sailor Moon confunde Sailor Urano, que não consegue acertar um único golpe na Princesa da Lua. Usagi Tsukino limita-se a esquivar da adversária.

Numa atitude covarde, Sailor Netuno segura Sailor Moon por trás, torcendo seu braço, para que Urano possa agredir.

Imobilizada, Sailor Moon resplandece de luz e sua energia envolve e atordoa as oponentes.

A humilhante derrota.

Urano e Netuno (Haruka Tennou e Michiro Kayou) ajoelham-se diante de Sailor Moon, reconhecendo-a enfim como a Princesa da Lua e superior a elas. Sailor Moon não guarda rancor por elas terem ousado atacá-la.

As duas somem por um tempo, saindo da cidade. Quando reaparecem já é como amigas e para ajudar nas emergências, mas nunca entrarão na equipe da Princesa, agindo por fora, formando um grupo à parte com Plutão e Saturno, ou seja as quatro do Sistema Solar Exterior. 

O caráter exemplar de Sailor Moon destoa completamente da vulgaridade e do culto à violência dos super-heróis que inundam e infectam as bancas brasileiras e os filmes de Hollywood.

Abaixo a sequência completa que pode ser vista em vinheta do YouTube.

 

https://youtu.be/yqzlc6TKWh0

 

Rio de Janeiro, 21 e 22 de maio de 2023.