Reviravolta saborosa (publicado originalmente em 21/1/2023)

Os 13 anos que se passaram desde a estreia de ‘A Órfã’ fizeram a história de Esther ficar quarando: de onde este intrigante personagem veio? O pulo do gato, que pegou a todos de surpresa no longa inicial, foi a revelação de que a protagonista era adulta. ‘A Órfã 2: A Origem’ (Prime Vídeo), lançada no fim do ano passado, se passa em 2007 e mostra a procedência de, na verdade, Lenna (a mesma Isabelle Fuhrman, com igual categoria a representar a garotinha), estoniana de uns 25 anos que está internada num instituto psiquiátrico.

Ela tem deformação hormonal que lhe causa nanismo e, aproveitando-se do rosto infantil e o talento à mentira, consegue enganar algumas pessoas. Após fugir do local, pesquisa na internet famílias que buscam filhos desaparecidos e acha Esther, parecida com ela, procurada pelo casal Allen e Tricia (Rossif Sutherland e Julia Stiles) e pelo irmão adolescente Gunnar (Matthew Finlan), famosos por fazerem jantares beneficentes.

Mas nada é o que parece e você vai se espantar, no bom sentido (não é aquele terror burro, que só quer dar sustos: há uma saborosa reviravolta bem criativa). Dirigido por William Brent Bell, tem um script que foge à regra das sequências e mostra ter razão de existir (para quem se lembra, Esther morre no filme de 2009 e montar longa ‘de origem’ era a única saída – a produção consegue fazer o público mergulhar no suspense sem parecer monótono e ‘mais do mesmo’).

Para driblar as diferenças de altura e dar a impressão de que Esther/Lenna tem menos do que o 1.60 metro de Isabelle, os colegas de elenco, como truques baratos, usam, por exemplo, sapatos-plataforma. Claro, há outras artimanhas, como jogadas de câmeras e dublês de corpo da protagonista.

Estas pitadas de ‘tosquice’ contribuem para ‘A Órfã 2’ ser ainda mais contagiante, se o espectador se entregar ao enredo que tudo tem para soar caricato e burlesco, todavia imprime à trama ares de requinte e curiosidade. O script deixa soluções de determinadas sequências ‘fáceis’, como a fuga de Lenna no começo do filme. Ainda assim, é aproveitável e bem divertido. Duração: 98 minutos. Cotação: bom.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 19/01/2023
Código do texto: T7699263
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.