O casal perfeito (?) (publicado originalmente em 5/3/2022)
O cineasta sueco Ingmar Bergman foi quem melhor explorou, nas telas e nos teatros, a mente humana e conflitos gerados pela falsidade, hipocrisia e relações homem-mulher. 'Cenas de um Casamento' (1973) é o mais bem-acabado produto sobre isso.
Ganha de lavada de produções correlatas, como 'Closer: Perto Demais' (2004) e a trilogia 'Antes do Amanhecer' (1995), 'Antes do Pôr-do-Sol' (2004), 'Antes da Meia-Noite' (2013). Rodado primeiro como série de TV e depois encurtado ao cinema, 'Cenas de um Casamento' deve ser assistido na versão televisiva, com quase 5 horas de duração. Creia: você não sentirá o tempo passar (está na íntegra no youtube).
Bergman escalou sua musa favorita, a espetacular Liv Ullmann (34 anos nas filmagens, esbanjando beleza e sensualidade - ela e Bergman namoraram entre 1966-1971, tiveram uma filha) e Erland Josephson (40), 'cúmplice' dele em tantos longas-metragens durante décadas. Dão vida a Marianne e Johan. Casados há 10 anos, aparentam ser bem-sucedidos (ele é professor; ela, advogada de Direito Familiar). Têm duas filhas e rotina simples, classe-média.
Aparecem de vez em quando em revistas falando do sucesso do matrimônio. Enfim, ambiente perfeito para uma crise daquelas. O cotidiano é abalroado quando Johan revela que está apaixonado por outra, Paula, anos mais jovem. Bergman, que roteirizou a obra, capta a verdadeira face dos personagens e os traz à baila da mediocridade, desarmados emocionalmente, frágeis a ponto de se entregarem a futilidades, ao mesmo tempo em que tentam esconder as angústias para debaixo do tapete.
São 6 capítulos de cerca de 50 minutos cada. E, degrau a degrau, observamos a decadência da moral, resvaladas na concupiscência enganosa, humilhações do casal. O set é claustrofóbico. Investiga e expõe discussões que vão desde filosofia e feminismo, passando por mercado de trabalho, sexo, arrependimentos, ruínas e preconceitos A direção bergmaniana, que sempre deixa o cast à vontade, é ponto-chave a compreender as impecáveis atuações de Liv e Erland.
O sucesso da série foi estrondoso, com consequência inesperada: pedidos de divórcio após as exibições explodiram na Suécia, país original da trama. Casais citavam falas de 'Cenas de um Casamento' como justificativa ao rompimento. Duração: 281 minutos. Cotação: excelente.