A Voz Humana
Um diretor experiente e consagrado a frente, desse curta metragem, com uma atriz de grande talento, o resultado é uma obra prima. 'A Voz Humana' baseada em peça homônima do poeta francês de Jean Cocteau tem 30 minutos de duração e conta a estória de uma mulher que está esperando uma ligação do ex-marido enquanto ela vai perdendo o controle e se desespera pelo misto de amor e ódio a tudo que viveu num relacionamento tóxico. A atriz Tilda Swinton (As Crônicas de Nárnia e Vanilla Sky), faz praticamente um monólogo, em uma ligação para seu ex. Nesse diálogo, as emoções afloram e os sentimentos são intensificados. O diretor Pedro Almodóvar (Mulheres as Beira de um Ataque de Nervos e Volver), se sai bem ao criar um cenário que parece uma exibição para teatro, mas que transita pelo mundo real.
A forte interpretação das falas nos faz mergulhar no universo feminino e nos sentimentos de uma mulher que ficou dependente emocionalmente de um homem e com o fim do relacionamento se ver sem chão e sem saber como retomar sua vida, em um tempo em que não existiam ainda muitas referências de mulheres independentes.
A película foi exibida nos Festivais de Veneza, New York Films Festival e BFI London Film Festival 2020. Esteve no Brasil, na abertura do 45° Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Distribuido pela Synapse Distribution, o filme fica disponível para aluguel e compra a partir do dia 29 de outubro nas plataformas digitais Amazon Prime, Vivo Play, You Tube Filmes e Google Play.
Vale a pena conferir por se tratar de um curta metragem que lhe toma pouco tempo e lhe coloca diante de uma ótima interpretação.