4O anos sem Glauber (publicado originalmente em 5/6/2021)
Para lembrar as 4 décadas sem o, para mim, melhor diretor brasileiro do século 20, Glauber Rocha (morreu em 23/8/1981), analiso hoje um documentário pouco visto até mesmo pelos cinéfilos tupiniquins: 'Cinema Novo', de 1967.
Produzido especialmente à emissora alemã ZDF, o média-metragem aborda a difícil construção da Sétima Arte num país subdesenvolvido: produção, autores, filmagens.
O diretor Joaquim Pedro de Andrade foca 6 realizadores trabalhando no RJ: Leon Hirszman prepara o roteiro, com o poeta Vinícius de Moraes, de 'Garota de Ipanema'; Glauber roda 'Terra em Transe'; Arnaldo Jabor edita 'Opinião Pública'; Nelson Pereira dos Santos filma 'El Justicero'; Domingos de Oliveira com 'Todas As Mulheres do Mundo', com sua captação de recursos à finalização e dublagem; e a estreia de 'A Grande Cidade', de Carlos Diegues.
Muita gente pensa, erradamente, que o Cinema Novo nasceu fruto da rebeldia contra o regime militar, a partir de 1964. Quem batizou o movimento foi o crítico fluminense Ely Azeredo bem no começo dos anos 1960, quando, ao ver os primeiros trabalhos de Nelson e Glauber, inspirados no Neorrealismo Italiano de 10, 15 anos antes, teve a lâmpada acesa sobre a cabeça.
No filme de Andrade, disponível na íntegra no youtube, vemos imagens raríssimas de, por exemplo, a 1ª leitura do script de 'Terra em Transe' com praticamente o elenco todo - Francisco Milani, Danuza Leão, Hugo Carvana, José Lewgoy, Jardel Filho. Noutra tomada, pequena reunião dos cineastas num botequim - Jabor, Paulo César Saraceni, Glauber, Diegues etc.
E instantes soberanos de Glauber dirigindo Paulo Autran e Jardel, e o trabalho de Luís Carlos Barreto como fotógrafo, iluminador. Nesta altura, militares já governavam há 3 anos, mas não havia o endurecimento da censura e que tais, que viria após o Ato Institucional nº 5, de dezembro de 1968.
Enquanto isso, os cinemanovistas, da qual 100% eram da chamada 'esquerda festiva', a classe média alta carioca, tão criticada e ironizada por Nelson Rodrigues em suas Confissões, davam o tom das pautas, inclusive com repercussões internacionais. Glauber estava são (enlouqueceria em meados da década de 70, entupido pelo LSD e demais psicotrópicos). Duração: 32 minutos. Cotação: bom.