'A queda Argentina' (publicado originalmente em 29/5/2021)
O Brasil Paralelo (BP) lançou mais uma estupenda produção: trilogia 'A Queda Argentina' - as eternas crises econômica e social. Dividida em 'Ressaca', 'Festa' e 'Conta', percorre a trajetória que levou a nação de potência promissora da América Latina ao caos de dívidas, pobreza, greves, mortes.
O roteiro centra-se em Juan Perón, presidente nas décadas de 1940-50 e 1973-74. Os transtornos causados pelo líder, que se tornou mítico, arrastam o povo aos maus agouros até hoje, desembocados na insólita Cristina Kirchner, atual vice-presidente, comandante de 2007-15, das pessoas mais vigaristas e sanguinárias da história azul-e-branca.
'Ressaca': fuga de intelectuais, êxodo de jovens que buscam condições de trabalho, pobreza (atualmente metade da população!), inflações galopantes, os '12 dias de tensão' (5 presidentes diferentes entre dezembro-2001 e janeiro-2002).
'Festa': flerte com comunismo, ascensão e queda de Perón (populista, paquerou direita e esquerda - no fim, ditador sem escrúpulos, ladrão, que mirou em sua gente o canhão da insignificância, espalhou greves, censurou imprensa, calou opositores), sensação de riqueza (famoso 'Da-me dos' - 'Dá-me dois' -, argentinos vinham ao Brasil e compravam muito por conta da 'moeda forte'), protestos com mortes no século passado, bombardeio ao palácio presidencial em 1955.
'Conta': realidade portenha do século 21 - assassinato do promotor que acusou Cristina de corrupção, candidatos fantoches de 2015 (que perdeu para Macri) e 2019 (Alberto Fernandez, vencedor, aprovou pautas progressistas), Foro de SP, terrorismo iraniano, sabotagens a Macri pelos funcionários públicos (maioria peronista), renascimentos do movimento, como no filme de terror.
O BP destrói narrativas esquerdistas com pesquisas, análises, bom texto, imagens históricas. Joga luz no Brasil do futuro: o risco de nos transformarmos numa Argentina, Venezuela, caso saiamos dos trilhos. São filmes obrigatórios a quem deseja saber o que a mídia 'tradicional' esconde.
Tem lido notícias sobre nossos vizinhos? O povo come carne estragada, pega lixo para sobreviver... O presidente é de esquerda. Não interessa isso nas emissoras brasileiras: ano que vem tem eleição presidencial aqui. Imprensa: 'esquerda festiva', depende do dinheiro público (nossos impostos) de publicidade. Duração da trilogia: 120 minutos (íntegra no youtube). Cotação: excelente. Nas próximas 4 colunas escreverei sobre 4 efemérides bem especiais.