O senhor dos palcos (publicado originalmente em 3/4/2021)
O centenário do ator Paulo Autran será comemorado ano que vem, mais precisamente no mesmo dia do bicentenário da independência do Brasil, 7 de setembro, data de nascimento dele. Para começar a cerimônia merecida, aconselho e convido você a assistir ao documentário 'O Senhor dos Palcos' (2017), dirigido por Marco Abujamra.
Está disponível na plataforma tamandua.tv, na internet, e é exibido de vez em quando no canal a cabo Curta!. Com depoimentos de colegas de profissão, como Bibi Ferreira, Fernanda Montenegro, José Celso Martinez Corrêa, Eduardo Tolentino, além da viúva, a também atriz Karin Rodrigues, expõe-nos alguns trechos da trajetória do artista que desempenhou como poucos o ofício da interpretação, sobretudo no teatro.
A fita tem imagens de arquivo, claro, e nos brinda com 4 atores lendo cartas de Autran sobre os mais diversos assuntos - desde as lembranças da infância (o trauma pela morte da mãe é impactante), até desafios da profissão.
Bibi, por exemplo, revela a insegurança de Autran ao receber o convite a uma peça em que precisaria explorar seu lado cantor. 'Ele me ligou, desesperado. Disse que não tinha voz satisfatória para cantar. Eu falei: você vai dar conta, Paulo. Dei uma dica: recitar a letra ao invés de cantá-la. Ele fez isso e arrebatou a plateia'.
Abujamra usa uma parte de outro documentário, 'Glauber: Labirinto do Brasil' (2004), de Silvio Tendler, para lembrar como se deu o contato do diretor de cinema com Autran e o convite para trabalhar em 'Terra em Transe' (1967). Glauber foi 3 vezes ao teatro e só na terceira vez falou com o ator. 'Fiquei lisonjeado do cuidado que o Glauber teve em se preparar para ver se eu servia ou não para o papel', disse Autran.
Apesar de Abujamra cair no clichê de usar no fim de seu longa a famosa e já exaustivamente reprisada cena de Autran e Fernanda Montenegro jogando sucos e comida um no outro na novela 'Guerra dos Sexos' (1983), o desfecho de 'O Senhor dos Palcos' é emocionante, com Fernanda lendo cartas do ator e dela a ele, nos derradeiros dias de vida de Autran - eles trocaram correspondências na última semana de Paulo. Duração: 85 minutos. Cotação: bom.