Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O cinema póstumo de Walt Disney

Uma das pessoas mais amadas do século 20, Walt Disney (1901-1966) produziu uma das mais vastas e admiráveis obras cinematográficas; poucos sabem no entanto que o conjunto de sua obra ainda não está finalizado, por força de projetos que, conforme promessa de seu irmão Roy, deveriam ser completados.
Após a morte de Disney vários de seus filmes foram acabados, como "The jungle book", no Brasil conhecido como "Mowgli, o menino-lobo". Depois as obras póstumas rarearam, mas nos anos 80 e 90 Jeffrey Katzemberg completou algumas, como "A pequena sereia" (89), que Walt iniciara nos anos 40. Por fim, "Fantasia 2000", produzido por Roy Edward. (sobrinho de Walt) é também realização de antigo projeto do "mago da tela".
Restam pelo menos quatro desenhos longos que Disney pretendia fazer: "A canção de Hiawhata", "Dom Quixote", a adaptação de uma aventura do Donald em quadrinhos ("O anel da múmia", criação de Carl Barks) e um projeto em parceria com Salvador Dali, que seria um desenho surrealista.
Seria preciso que surgisse, no que é agora simplesmente "a Disney", alguém com carisma suficiente para suceder de fato o fundador do estúdio, como criador artístico, quando o que se vê hoje em dia significa um grupo pasteurizado. Ouvi dizer que Roy Edward, que parece fisionomicamente com seu tio, pretende reviver a antiga verve dos estúdios Disney. Vamos aguardar, pois Walt Disney sempre foi um baluarte do bom gosto e da poesia em linguagem de cinema.


NOTA: texto originalmente publicado no jornal carioca "Metropress" em 2004. É um texto muito incompleto. Na época eu não sabia mas o projeto com Salvador Dali, "Destino", era em curta-metragem e, iniciado em 1945, havia sido engavetado em 1946, por causa das dificuldades financeiras trazidas pela guerra, mas foi afinal completado por Roy Edward Disney em 2003. 

 
Miguel Carqueija
Enviado por Miguel Carqueija em 25/02/2021
Código do texto: T7192488
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Miguel Carqueija
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 72 anos
3880 textos (290816 leituras)
60 e-livros (6052 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/04/21 22:43)
Miguel Carqueija