O cinema póstumo de Walt Disney

Uma das pessoas mais amadas do século 20, Walt Disney (1901-1966) produziu uma das mais vastas e admiráveis obras cinematográficas; poucos sabem no entanto que o conjunto de sua obra ainda não está finalizado, por força de projetos que, conforme promessa de seu irmão Roy, deveriam ser completados.
Após a morte de Disney vários de seus filmes foram acabados, como "The jungle book", no Brasil conhecido como "Mowgli, o menino-lobo". Depois as obras póstumas rarearam, mas nos anos 80 e 90 Jeffrey Katzemberg completou algumas, como "A pequena sereia" (89), que Walt iniciara nos anos 40. Por fim, "Fantasia 2000", produzido por Roy Edward. (sobrinho de Walt) é também realização de antigo projeto do "mago da tela".
Restam pelo menos quatro desenhos longos que Disney pretendia fazer: "A canção de Hiawhata", "Dom Quixote", a adaptação de uma aventura do Donald em quadrinhos ("O anel da múmia", criação de Carl Barks) e um projeto em parceria com Salvador Dali, que seria um desenho surrealista.
Seria preciso que surgisse, no que é agora simplesmente "a Disney", alguém com carisma suficiente para suceder de fato o fundador do estúdio, como criador artístico, quando o que se vê hoje em dia significa um grupo pasteurizado. Ouvi dizer que Roy Edward, que parece fisionomicamente com seu tio, pretende reviver a antiga verve dos estúdios Disney. Vamos aguardar, pois Walt Disney sempre foi um baluarte do bom gosto e da poesia em linguagem de cinema.


NOTA: texto originalmente publicado no jornal carioca "Metropress" em 2004. É um texto muito incompleto. Na época eu não sabia mas o projeto com Salvador Dali, "Destino", era em curta-metragem e, iniciado em 1945, havia sido engavetado em 1946, por causa das dificuldades financeiras trazidas pela guerra, mas foi afinal completado por Roy Edward Disney em 2003.