Materialismo histórico e dialético.
Karl Marx 1818 a 1883.
Filósofo alemão, formulou uma teoria filosófica e econômica explicando a realidade social, através do Estado político.
Deste modo, iniciou a Idade Contemporânea, definido o materialismo histórico e dialético, a explicação da história por fatores econômicos.
Marx escreveu grandes obras entre quais estão: O capital, O 18 brumário de Luiz Bonaparte, Contribuição a crítica da economia política e a Ideologia alemã, em colaboração com Engels.
Marx um grande filósofo, seu pensamento foi influenciado por Adam Smith, Hegel e pelo socialismo utópico.
Marx a partir da dialética de Hegel elaborou a sua própria dialética, sendo que Hegel era idealista, Marx materialista.
Para Marx a sociedade é dividida em classes, com interesses antagônicos, burguesia e proletariado, as principais ideologias políticas, capitalismo e socialismo.
Uma guerra constante, a burguesia faz uso do Estado construindo leis beneficiando o capital, a superação do conflito, só será possível com a eliminação das classes, no estabelecimento da igualdade, definindo o Estado socialista.
O medo da burguesia é ter que trabalhar deixando de ser parasitária, a vitória virá através do proletariado, fazendo uma revolução política, estabelecendo a igualdade.
Com efeito, com a vitória do proletariado, no socialismo o homem encontrará a paz, pois será estabelecido a harmonia entre os homens, não existindo mais a exploração do trabalho através do capital.
A vitória do proletariado só acontecerá por meio de uma revolução seguida do socialismo, criando o Estado coercitivo para em um segundo momento estabelecer o comunismo.
O marxismo é uma teoria política que provoca horror hoje ao neoliberalismo, sustentáculo do capitalismo financeiro, a ideia de Marx é o desaparecimento do Estado em defesa da igualdade social.
O neoliberalismo defende também uma sociedade sem Estado, o que deve prevalecer politicamente é o mercado, desenvolvimento econômico com a renda concentrada.
O comunismo para Marx o ápice civilizatório, para nova sociedade a harmonia será total quando as classes forem eliminadas, na construção social da divisão da riqueza.
Edjar Dias de Vasconcelos.