Qual é o enredo de "Sailor Moon Eternal, the movie"?

QUAL É O ENREDO DE “SAILOR MOON ETERNAL, the movie”?
Miguel Carqueija

Tenho acompanhado, principalmente no canal youtube da simpática “moonie” Letícia Cosmos (“moonies’ são os fãs de Sailor Moon), as notícias sobre o próximo lançamento do filme de animação duplo “Sailor Moon Eternal, the movie” (“A Eterna Sailor Moon, o filme”), que deverá entrar em cartaz nos cinemas japoneses, a Parte 1 em 8 de janeiro e a Parte 2 em 11 de fevereiro.
Há sinais de que este novo desenho vai revolucionar o gênero, até porque, salvo engano, é a primeira animação de cinema dividida em duas partes, ambas em longa-metragem.
A tradição cinematográfica registra um certo número de filmes duplos, chamados épicos, como “E o vento levou”, “Ivan, o terrível”, “Ben-Hur”, “Os Dez Mandamentos”, “Spartacus”, “A volta ao mundo em oitenta dias”, “Grand Prix”, “A Bíblia no princípio”, “Jesus de Nazaré” e “Harry Potter e as relíquias da morte”. Mas todos eles são basicamente de imagem real, ou seja, com artistas de carne e osso e cenários reais e não desenhados (mesmo que vários deles apresentem muitas trucagens, como o de Harry Potter). Além disso o mais comum é que tais épicos fossem exibidos no mesmo dia. Havia a tal da “overture”, com a tela em branco (só com essa palavra mesmo) enquanto tocava um tema musical. Depois, na metade do filme tinha o intervalo, para que as pessoas pudessem ir ao banheiro ou no saguão do cinema comer ou comprar alguma coisa (como pipocas, era o mais comum). Poucos tiveram as duas partes lançadas em separado, como “Ivan, o Terrível”, onde elas estão separadas por três anos, “Jesus de Nazaré” e “Harry Potter e as relíquias da morte”.
“Sailor Moon Eternal” tem essa separação mas com lançamentos em proximidade entre as duas partes.
Além disso, pelas (felizmente) poucas imagens liberadas pela Toei, podemos notar que a criação de Naoko Takeushi (que está à frente da produção, o que garante autenticidade) é uma animação exemplar, de grande beleza e sensibilidade. Por exemplo, a transformação de Sailor Moon e Chibiusa é uma obra de arte.
Mas, qual será o enredo, detalhe que tem sido pouco falado? Bem, eu conheço na íntegra o mangá da genial desenhista Naoko Takeushi e sei que esta longa-metragem dupla se refere à fase do Circo Negro.


Sailor Moon chama-se Usagi Tsukino (ou Serena Tsukino, como é conhecida na América). Não é propriamente um ser humano mas uma criatura mística, proveniente do Milênio de Prata da Lua, o Reino Lunar que existiu há dezenas de milhares de anos atrás em nosso satélite. Junto com suas quatro companheiras, Sailor Mercúrio, Sailor Marte, Sailor Júpiter e Sailor Vênus, é a guardiã mística da Terra. Existe também Mamoru Chiba, o Endymion do passado distante, o amado de Sailor Moon, e a filha do casal, Chibiusa, que na verdade veio do futuro e está passando um tempo em nossa época, quando ainda não foi gerada. O grupo é completado pelos gatos lunares falantes, Luna e Artemis.
O enredo gira em torno de Neherenia, que provavelmente é baseada na Lilith da mitologia judaica, como Sailor Moon se inspira na Diana da mitologia greco-romana. Lilith é uma mulher-demônio que habitaria a face escura da Lua ou, neste caso, na Lua Nova, que é uma lua fantasma, a Lua das Trevas.
Sabemos por algumas imagens como no início da história Usagi, Mamoru e Chibiusa estão assistindo ao ar livre o eclipse solar, o Sol sendo oculto pela passagem da Lua. Nesse ponto Usagi e Chibiusa têm uma estranha visão, um unicórnio branco falante (Pégasus), que lhes pede ajuda. Posso adiantar que Pégasus, ou Hélios, é o guardião dos sonhos das crianças.
Sailor Moon não sabe, mas nesse momento, aproveitando-se da sombra da Lua, uma terrível ameaça está se aproximando de Tóquio e a Terra está correndo grande perigo.
“O mundo caiu debaixo de um grande pesadelo”, diz a propaganda do filme.
O Circo Negro está se aproximando e com ele todo o séquito maligno de Neherenia, com a bruxa Zirconia e outras criaturas nefastas.
Não pensem, porém, que se trata de uma dessas produções de super-heróis nos moldes de Hollywood, com brutais combates às vezes entre os próprios heróis (na verdade tornaram-se anti-heróis nas últimas décadas) ou então com monstruosidades e super-vilões, com cenas de extrema violência, incêndios, prédios e carros destruídos, essas coisas. Sailor Moon não é violenta ou agressiva, não sabe lutar e faz uso do poder da Luz e do Amor com suas armas místicas: a tiara lunar, o cetro lunar e o sagrado cristal de prata.


Neherenia havia sido selada há milênios pela mãe de Sailor Moon, a Rainha Serenity, na Lua Nova, para livrar a Lua Branca de presença tão ameaçadora, mas agora, rompido o selo, a Rainha das Trevas vem à Terra sedenta de poder e vingança. Neherenia é bela, orgulhosa de sua beleza, porém sinistra. Ela possui poderes exorbitantes, como o de dominar as mentes das pessoas com a indução de pesadelos, amortalhar o mundo com uma teia fantasmagórica e penetrar em qualquer lugar através dos espelhos. Seu principal objetivo é capturar o Pégasus para se apossar do domínio sobre os sonhos infantis. Isto, claro, acabaria com a inocência deste mundo.
Não conheço ainda esta nova película, mas sei que ela segue o mangá mais fielmente que o seriado dos anos 90, que tomou muitas liberdades com o roteiro original. Assim, como conheço o mangá, calculo em linhas gerais como será a fita.
No mangá é antológica a cena em que as duas adversárias se encontram pela primeira vez. Trava-se um rápido diálogo onde a Rainha da Lua Negra lança um desafio que a Princesa da Lua Branca devolve:


Neherenia: Chegou a hora de medirmos os nossos poderes para decidir qual de nós duas será a dominadora deste planeta!
Sailor Moon: Este planeta pertence àqueles que nele habitam! Você não passa de um ser maligno que espalha pesadelos! Sailor Moon punirá você em nome da Lua!




O confronto porém é adiado, porque Neherenia não estava lá fisicamente, mas como uma imagem num grande espelho, e ela se retira. A luta entre as duas rende muitas cenas emocionantes no mangá. Não sei se este diálogo será reproduzido no filme.
Podemos esperar uma história de sabor espiritual e altamente emocionante. As cinco guerreiras místicas são as guardiãs de nosso planeta. Agora elas terão de se unir para defender a Terra e a Humanidade da tentação que vem sobre o mundo inteiro. Mas será preciso que vençam a tentação em si mesmas antes que Neherenia possa ser enfrentada.
Até onde eu lembro do mangá, Neherenia não enfrentará Sailor Moon diretamente, mas com perfídia, atingindo seus entes queridos, porque Sailor Moon é extremamente sentimental e leal às suas amizades. No mangá, Sailor Moon terá muito a sofrer; ela sofre sinceramente pelos outros.
Acredito que Naoko dividiu a história em duas partes para não sacrificar a saga com uma condensação exagerada.
Como são dois filmes, podemos deduzir que o primeiro terminará num empate entre as forças opostas. O duelo final entre Sailor Moon e Neherenia só deverá acontecer no final do segundo filme. Será o combate entre o Bem e o Mal, entre a Luz e as Trevas. Será, provavelmente, o filme do século. Ou perto disso, nesta época em que é tão difícil encontrar qualidade e conteúdo no cinema.

Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2020.




Imagens: 1) Sailor Moon portando o cetro lunar 2) Sailor Marte, Sailor Mercúrio, Sailor Moon, Chibiusa, Sailor Júpiter e Sailor Vênus 3) Neherenia (imagem do seriado original) 4) Sailor Moon e Chibiusa diante do Pégasus 5) Endymion, Sailor Moon e a "Pequena Dama", Chibiusa: uma união de amor (pai, mãe e filha) 6) Sailor Moon e Chibiusa (imagem do seriado dos anos 90).