Fania: uma sobrevivente (publicado originalmente em 10/10/2020)
Semana passada tratei aqui de uma cinebiografia e hoje repito o gênero. Desta vez, o holofote para na pianista francesa Fania Goldstein (1908-1983). Em 1980, o diretor já veterano Daniel Mann, baseando-se no livro de memórias da artista e no roteiro do célebre Arthur Miller, rodou 'Amarga Sinfonia de Auschwitz' à TV.
O longa-metragem narra a jornada de Fania no Campo de Concentração polonês, dominado pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ela permaneceu lá 5 anos e foi libertada com o grupo já no fim do confronto, com a entrada dos russos em Auschwitz.
Neste tempo, fez parte da Orquestra Feminina local, com o sobrenome falso Fénelon, que ocultava o judeu, sob o medo de ser morta caso as músicas não fossem do agrado da plateia.
O filme tem algumas liberdades poéticas, mas a interpretação da protagonista pela atriz Vanessa Redgrave é espantosa. Ela topou raspar os cabelos e emagrecer ainda mais para viver a personagem. Mann imprime à trama um ar de regular tensão e a fotografia manchada de cinza, ou de fumaça, dá o tom tenebroso e fúnebre.
É destacável também as participações de Shirley Knight, como a supervisora das presas (se você não se lembra dela, é a mãe de Helen Hunt em 'Melhor é Impossível', 1997), Melanie Mayron, na pele de Marianne, a jovem que Fania toma como amiga em Auschwitz, a bela sueca Maud Adams (que logo depois faria 2 filmes do '007'), e Jane Alexander, a maestra da Orquestra (a atriz tinha nas costas 3 indicações ao Oscar, dentre elas a de 'Kramer versus Kramer', do ano anterior, quando encarnou a advogada de Meryl Streep).
'Amarga Sinfonia de Auschwitz', disponível na Netflix, é forte e apela a cenas reais ao intercalar cenas das presas com a parte de fora do Campo. Na medida em que o tempo de encarceramento aumenta, os devaneios, alucinações e pitadas de loucura avançam nas mentes daquelas mulheres, destroçadas e humilhadas 24 horas por dia.
E é neste ponto que a mão firme de Mann mostra a que veio. Basta ver os semblantes da maioria do elenco durante boa parte da fita. É de cortar o coração em determinadas sequências. Duração: 150 minutos. Cotação: bom.