Enredo repetido (publicado originalmente em 29/8/2020)
O diretor de 'Link Perdido' (2019) é Chris Butler, que também dirigiu 'Paranorman', (2012). Estes são seus 2 longas na carreira. E por ambos foi indicado ao Oscar. Quem levou este ano foi 'Toy Story 4'. Há 7 anos o vencedor foi 'Valente'.
Escrevi este preâmbulo apenas para ressaltar a qualidade dos vencedores e afirmar que Butler não foi derrotado à toa, ainda que a sua dupla seja de grande valor.
'Link Perdido' tem no roteiro ares de 'conhecer o seu lugar' e 'saber se reconhecer'. Rodado em stop motion, a animação mostra Lionel Frost, sujeito elegante e refinado, mas apaixonado por aventuras espetaculares, disposto a provar aos membros de um clube fechado de caçadores que tem potencial para entrar.
Ele vai achar o 'Pé Grande' e na tarefa precisa viajar ao oeste dos EUA. Mas quando o lorde se depara com Link, o tal monstro escatológico, descobre que o grandão sabe ler e escrever e fala naturalmente como um humano.
Mais: o Pé Grande quer ir a Shangri-lá onde, pela lenda, vivem seus parentes, os Homens das Neves. A incumbência de Frost é complicada. Para evitar que entre no clube, o chefão contrata um caçador de recompensas para eliminar o aventureiro e, desta forma, demonstrar que estava certo do fracasso do inglês destemido.
Frost, no meio do caminho, conta com a ajuda de Adelina, a ex-namorada que se casou com outro e pode ser que ainda sinta algo por ele. O esforço que Butler faz para que nós acolhamos Link é pequeno. O monstrinho é afável, atrapalhado e entende tudo o que lhe falam ao pé da letra, digamos assim.
Mas o script empolga pouco. De uma forma ou de outra a gente tende a adivinhar o que virá na história e quais serão os seus desdobramentos - quem sai de cena, quem fica feliz, quem consegue o objetivo etc.
O diretor faz de tudo para agradar gregos e troianos, adultos e crianças, mas tem o objetivo bloqueado pela falta de inventividade. Isto porque não é a primeira vez que o tema 'Pé Grande' está em animações.
Force aí a sua memória e se lembrará de uns 2 ou 3 longas de animação sobre isso. Na versão de 'Link Perdido' que assisti, as vozes eram de Hugh Jackman (Frost), Zach Galifianakis (Link) e Zoe Saldana (Adelina). Duração: 94 minutos. Cotação: regular.