5 curtas (publicado originalmente em 18/4/2020)
'Daughter', da República Tcheca, é o melhor dos 5 curtas-metragens de animação que concorreram este ano ao Oscar. É sublime, tem toques metafóricos, poéticos até, e intercala solidão e carência como poucas vezes vi. E o mais difícil: transmite tudo isso ao espectador por meio de desenhos.
É a história da filha e do pai que precisam lidar com o distanciamento da relação desde a tenra idade dela. Quando a jovem resgata um passarinho, e ele morre, os problemas aumentam. Segurar as lágrimas é tarefa árdua, assim como em 'Kitbull', outro concorrente.
A simples graça de o roteiro mostrar a descoberta da amizade entre o gato arisco e o pitbull sereno está nos traços. São desenhos marcantes, fortes: o gato com olhos enormes, desconfiados; o cão tem a passividade de quem deseja apenas a paz em sua volta. É comovente.
'Hair Love', do quinteto finalista, é o mais apropriado ao público infantil. É o pai que necessita aprender a pentear os cabelos da filha (ambos são negros) para que possam passear (e mais não falo para evitar spoilers). Os rabiscos singelos nos remetem à ternura e à ingenuidade da criança.
Em poucos minutos atinge o objetivo de emocionar quem quer que seja, dos 4 aos 100 anos de idade. Tanto 'Kitbull' como 'Hair Love' são dos EUA, da Pixar e Sony, respectivamente. Os 2 restantes são produções tensas e que exigem esforço grande por conta das temáticas envolvidas.
O francês 'Mémorable' analisa o passo a passo do casal de idosos que descobrem juntos o Mal de Alzheimer. O desenho tem traços firmes, meio góticos - se forçarmos a barra, lembra deveras as pinturas de Salvador Dali (posso neste instante ter cometido heresia, mas vá lá).
Foi exatamente por causa do desenho que o curta me empolgou pouco. Por fim, o chinês 'Sister' aborda o cotidiano de, ao que parece, uma família comum: pai, mãe e 2 filhos, sendo que o mais velho sente ciúmes da irmãzinha.
Todavia, não se deixe enganar por esta mera introdução. O curioso é que em 2020 foi bem fácil ter acesso aos 5 curtas do Oscar. Se você os procurar no Google não terá dificuldades em encontrá-los, todos na íntegra. Sou fã das animações rápidas.
Os cineastas têm a missão hercúlea de passar à audiência toda sensação de seu script em menos de 20 minutos. É atividade para gente grande, sem dúvidas.