Goodbye Coffin Joe (publicado originalmente em 29/2/2020)
O Brasil fez com Zé do Caixão, morto há 10 dias aos 83 anos, o que ama fazer com alguns de seus ídolos mais talentosos: jogou-o ao ostracismo, ao limbo, às traças.
Não só - praticou o esporte predileto de determinados segmentos pseudointelectuais: ridicularizou-o e deturpou a imagem do talvez maior cineasta do país, ladeado por nomes do calibre de Adhemar Gonzaga, Mário Peixoto, Amácio Mazzaropi, Anselmo Duarte e afins.
O regime militar (1964-1985) contribuiu e censurou e proibiu seus filmes, ao considerá-los amorais, subversivos e de mau gosto. Na época, ainda iniciava em terras tupiniquins o maciço domínio do chamado Marxismo Cultural, livremente solto pelos milicos que nada sabiam do setor e relegaram à turma vermelha tal tarefa, assim como na Educação.
José Mojica Marins teve infância semelhante à de Totó, de 'Cinema Paradiso' (1988): via filmes no cinema em que o pai trabalhava. Era aficionado por gibis. Criou o personagem que marcou a sua trajetória no fim de 1963, cujo nome 'de batismo' era Josefel Zanatas ('fel' por ser amargo e Zanatas por lembrar 'Satanás', segundo palavras do próprio Mojica).
No ano seguinte, com 'À Meia-Noite Levarei a sua Alma' veio a fama. E com ela os entraves. Perseguido e constrangido, nas décadas de 1970 e 80, à procura de dinheiro, se submeteu aos longas-metragens de pornochanchadas, e escondeu a vergonha onde pode.
O jornal 'Notícias Populares' e o programa 'Viva à Noite' exploraram a faceta cômica, as unhas gigantes, e Mojica, como Zé do Caixão, constantemente era convidado para algum quadro hilariante. Mais uma subalternidade.
Tudo se transformou nos anos 90. Jovens cinéfilos dos EUA descobriram o seu trabalho e lançaram suas fitas por lá. Chamado a visitar o Tio Sam, viu a consagração retornar aos 55 anos, agora como Coffin Joe, venerado no estrangeiro.
Aí, claro, o Brasil o observou com outros olhos. Não 'voltou americanizado' como Carmen Miranda, mas vingado. Tornou-se figura cult, aplaudido por adolescentes os cinéfilos da nova geração.
Apresentador de programas no Canal Brasil, conseguiu em 2008 completar a trilogia de Zé do Caixão, depois de 'À Meia-Noite Levarei a sua Alma' e 'Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver' (1967).
Em seus últimos anos, doente e de novo esquecido, deixou-se levar. Deveria ter se mudado aos EUA e certamente receberia muitas mais homenagens do que teve por aqui após a sua morte. Coffin Joe merecia melhor sorte. Porém, Brasil é Brasil. Fazer o quê?