Sem sal (publicado originalmente em 31/8/2019)
O ex-Casseta & Planeta Cláudio Manoel fez correto trabalho com 'Simonal: Ninguém Sabe o Duro que Dei' (2009), documentário que finalmente esclareceu a não-colaboração do cantor com o governo dos militares nos anos 1970, boato que sugou o intérprete de 'Meu Limão, Meu Limoeiro' ao ostracismo e o ralo do desprezo, ajudado por grupos de esquerda que infeccionaram os bastidores de programas para obrigá-los a jamais chamar Simonal a apresentações.
Agora em 2019 Manoel se juntou a Alê Braga e Álvaro Campos e montou outro longa: 'Tá Rindo de Quê?'. O trio explora e tentar iluminar o humor na época do regime militar (1964-85).
Censuras, humilhações, coerções, frustrações e prisões compõem o cenário que serve de base aos depoimentos dos artistas como Bruno e Alcione Mazzeo (filho e mãe), Ary Toledo, Carlos Alberto de Nóbrega e Evandro Mesquita.
Porém, a tinta passada pelo roteiro, e em conjunto os diretores, é fraquíssima. De maneira superficial, passam pano úmido numa história onde a sujeira deve ser lavada com caminhões-pipa.
Todo mundo sabe: havia censura, os censores eram em sua maioria incultos, os comediantes escreviam uns 30% a mais de scripts com o objetivo de passar o que desejassem.
'Tá Rindo de Quê?' funciona de forma precária até o seu terço final. Aí simplesmente abandona o tema e passa a homenagear a trupe que penou na repressão. 'Não ser de esquerda naquele tempo era o fim.
E eu senti isso na pele, porque não estava nem aí e via os colegas me condenando por apenas não apoiar passeatas, brigas, confronto', diz Nóbrega no filme. De conteúdo raso, o resultado é decepcionante, infeliz.
Bem melhor são entrevistas de Chico Anysio em programas como 'Roda Viva', por exemplo. No Youtube tem tudo isso. 'Eu me cansei de ir a Brasília. Apresentava o show a censores. Eles ficavam sentados, de braços cruzados, sem esboçar sorrisos. Precisava fazer isso, senão Chico City não ia ao ar. Falava o texto para que os censores percebessem de que forma as palavras seriam ditas', diz Anysio num dos programas.
'Tá Rindo de Quê?': duração – 95 minutos; cotação – ruim.