Balelas reais (publicado originalmente em 18/5/2019)

Se teve alguma injustiça no Oscar deste ano foi o troféu de melhor ator pra Rami Malek, pelo 'filme do Queen'. Onde os eleitores da Academia estavam com a cabeça? Porque não deram o prêmio a Christian Bale, o Dick Cheney de 'Vice' (2018)?

A início de conversa, o filme é o espetáculo em si. Adam McKay, o diretor (o mesmo de 'A Grande Aposta') imprime ao roteiro e à edição sucessivas ousadias criativas. A aceitação é imediata porque tem talento.

De nada adiantaria um cheiro parecido, mas de capacidade zero de imaginação e competência. A proposta de 'Vice' é acompanhar Cheney desde as bebedeiras e o trabalho como eletricista numa cidadezinha chinfrim dos EUA, até sua ascensão à vice-presidência, de 2001 a 2009, com George W. Bush (fanaticamente feito por Sam Rockwell, que não tem freios graças a McKay – belíssimo trabalho também) na cabeça-de-chapa.

Percebe-se a quão tola pode ser a vida de um homem mesmo com superpoderes, a sagacidade da esposa (Amy Adams – outra profissional de calibre altíssimo), e a depreciação da realidade. Além de o script e a montagem serem ácidos e críticos, 'Vice' possui outro grande chamariz: o estilo irônico de McKay, que absorve a trama e dá a ela ares cômicos que não tem.

Nos diálogos, as 'balelas reais' são postas para que as engulamos goela abaixo: é assim e ponto final – foi você, eleitor, quem pôs o cara lá, agora aguente firme. Quando Cheney ordena abater qualquer aeronave ameaçadora naquele 11 de Setembro, Donald Rumsfeld pergunta: 'Isso é ordem do presidente?', e o vice responde, mentindo: 'Sim. No sistema 'Salve Disposição em Contrário', é o exato X da questão – até onde vai a soberba (ou soberania?) de uma pessoa?

E isto é quase nada diante dos demais colóquios. O Oscar precisa retornar à sua verdadeira função, aquela de 1928: premiar somente os melhores, e não se preocupar com cotas para mulheres, negros, homossexuais e afins. Em arte essa conta não fecha. Escreverei sobre isso mais à frente. 'Vice' – duração: 135 minutos; cotação: ótimo.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 28/05/2019
Código do texto: T6658546
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.