Capoeira: Cordão de Ouro, o Filme! Texto de Leiteiro
CORDÃO DE OURO, O FILME!
Sob todos os aspectos apesar de quase nenhuma CAPOEIRA, o filme CORDÃO DE OURO, é um marco divisor na filmografia brasileira. Antes dele, os jovens em geral, (mulheres á parte) só tinham para a sua diversão, chanchadas-pornô ridículas, sem graça nem enredo, sacanagem explícita a título de cinema nacional, e como filme de CAPOEIRA, citava-se apenas o PAGADOR de PROMESSAS, (1961) que quase ninguém viu, enquanto obras antigas feitas com BIMBA e PASTINHA, nos eram completamente desconhecidas na época.
Comentário de Nato Azevedo. A seguir eu, Renato Azevedo o LEITEIRO relato minha experiência participando do HISTÓRICO registro, no ano de 1976 no Rio!
ATOR POR UM DIA - AS FILMAGENS
Conheci NESTOR CAPOEIRA através do meu Professor LUA RASTA, em uma manhâ ensolarada, num camping a beira-mar por volta de 1975, me foge a memória como. Só sei que das outras vezes que tornei a vê-lo, nos tratamos como velhos amigos. Então, quando o falecido RUBINHO TABAJARA, me convidou para participar de um filme com NESTOR & ZEZÉ MOTA, (sou seu fã) eu vibrei, era a realização de um sonho!
PRIMEIRO DIA
Cheguei cedo (6h30) para a filmagem- o ônibus só sairia as 7 horas- mas , pasmem, o veiculo já estava lá. Saímos no horário, outro bom sinal, tudo indicando que ia embalar a minha carreira de artista nacional ou global. Após 2 cansativas horas, chegamos ao local da filmagem, lugar muito lindo, todo gramado, do tamanho de um campo de futebol, e rodeado de montanhas na cidade de Campo Grande.
Atrás das montanhas ficava a rua por onde viemos, e uma BAIUCA (pequeno comércio) aonde compramos biscoitos e refrigerante, enquanto esperávamos o jipe que faria parte da filmagem. Deu 10 horas, deu 11, deu meio-dia e nada do bendito (ou seria maldito) jipe. Estrebuchava-mos de calor e de raiva, quando o infeliz apareceu. Demorara porque se perdera. Haviam contratado um rapaz da Zona Sul e não lhe deram um guia que conhecesse a Zona Norte, por isso não houve filmagem nesse dia!
SEGUNDO DIA
Eu já sabia que estava em um filme nacional, mas estava determinado a não perder essa chance, assim que começasse a filmagem eu queria aparecer o máximo possível. Na primeira cena não deu para me promover, mas na segunda "tomada" caprichei. Tínhamos que correr uns 50 metros morro acima, em direção ao NESTOR CAPOEIRA, isso com a câmera nos filmando pelas costas. Saí pelo meio, e cheguei por último. Depois a câmera foi lá para cima do morro, e filmava por trás do Nestor, enquanto corríamos em sua direção. Passei "sebo nas canelas", botei 10 no coelho e ao sinal de AÇÃO, disparei.
Só não cheguei em segundo, porque era o meu amigo RUBINHO que estava na minha frente. Rubinho "morreu" com um arrastão, eu levei uma rasteira, e enquanto o NESTOR cuidava de outro guarda, me levanto e tento lhe dar uma chicotada, apesar de todos os guardas portarem revólveres, armas de verdade!
No que ele me dá um martelo (vide foto na contra-capa do livro: Pequeno Manual do Jogador de Capoeira de Nestor Capoeira) caio em cima do pé dele, que está sobre um formigueiro. Tivemos que ficar uns 10 segundos imóveis, enquanto isso, as formigas invadiam o meu macacão, e "almoçavam " o pé do NESTOR.
Um providencial OK nos salvou!
Apesar da presença de ZEZÉ MOTA no "SET", o que mais chamou atenção nos 3 dias de filmagem, foram 2 negros da turma de escravos, um R...... de uns 15 anos, quase 1,90m de altura e uns 80 quilos impressionava, e junto com o outro baixo e magro, uns 25 anos e expressão de calma maquiavélica formavam a "dupla dinâmica" do "SET"(?) de filmagem, que por sinal não tinha banheiro nem água!
Este segundo dia de filmagem, foi um irritante teste de paciência, pois DEUS querendo "aparecer", mandou-nos interminável sequência de nuvens. Abre lente, fecha lente, bota filtro, tira filtro...chegou finalmente a bendita hora do almoço. E espera, espera, espera...lá vem a kombi!
Olhos cheios de esperança, boca aberta cheia de dentes.. abre-se a porta do veículo; Uma revoltante montanha de sanduíches com refrigerante, a gritaria foi geral, olhei para a "dupla dinâmica" e pensei: Vai começar a pancadaria!
Mas nada aconteceu, e depois eu soube que enquanto torrávamos o" miolo no sol", eles fantasiados de escravos- calça de pijama listrado- tinham ido a BAIUCA, onde "aplicaram" de grandes artistas, enchendo o bucho de graça!
A choradeira deu resultado, pois o jipe fez uma "feira-relâmpago", voltando abarrotado de frutas, mas estacionou para nosso azar, bem ao lado das 2 "ovelhas negras". Assim que o motorista se afastou, eles pegaram o jipe e se mandaram para dentro da mata, voltando mais tarde sem o jipe é claro! Quem foi ver o "estrago", disse que metade das frutas só dava para fazer suco. Infelizmente não se podia mandar os 2 projetos de bandidos embora, porque eram eles os chefes dos escravos, os que iriam salvar o NESTOR dos guardas!
TERCEIRO DIA
Enfim DEUS que é brasileiro descansou, e pudemos terminar as filmagens, cuja última cena era bem simples. NESTOR CAPOEIRA saltava do jipe, e um guarda corria uns 7 metros em sua direção, sendo perseguido por um escravo com uma foice de madeira - que tinha numa das faces da lâmina, uma bolha de mercúrio- com a qual atingiria a costa do guarda, "matando-o" a uns 2 metros do NESTOR. Para o papel do escravo, foi escolhido o sinistro magro da dupla dinâmica, e para o do guarda, adivinhem quem?
APOLINÁRIO!
Meu amigo Apolinário era um jovem mineiro, com uma voz esganiçada, que se tivesse veia cômica, seria substituto do Costinha, mas tinha um grave defeito para o papel:
SIMPLESMENTE CORRIA DEMAIS!
Só por isso estava no Rio, pois havia ganho de uma universidade local uma bolsa como atleta. E começa a pantomina:
Ao comando de ação, Apolinário dispara, ambos passam pelo NESTOR, e vão mais uns 30 metros além. O diretor orienta Apolinário a correr menos. La vão os 2, mas novamente ultrapassam NESTOR, na terceira vez o diretor grita "AÇ.." o escravo se adianta, e mal Apolinário dá 2 passos, leva uma madeirada na costa, mas ao invés de cair, vira-se para o rapaz e protesta:
"Que qué isso negão?".
Trocou-se o macacão sujo de tinta vermelha e o capeta repetiu a dose, desta vez quebrando a foice de madeira na costa do pobre Apolinário. Olhei para o rosto do "distinto" e não nem sombra de um sorriso, houve troca de macacão e novas repetições, agora com foice de ferro num total de 7 vezes. Após o almoço recomeçam a filmagens quando derepente invade o local um "coração de mãe" caminhão-poltrona da Policia Militar com uns 20 PMs.
Pensei que tínhamos invadido propriedade particular mas me enganei, queriam levar a dupla dinâmica pois haviam assaltado a BAIUCA do mesmo comerciante que lhes "enchera o rabo" de biscoito no dia anterior.
A Direção do filme contornou o problema , derepente uma grande surpresa chega a PROXÌMA VITIMA: ZEZÉ MOTA! Simpatia em pessoa, lindissima numa bota de couro branco, ZEZÉ viera participar das filmagens e provavelmente trocou de roupa no nosso ônibus.
Finda as filmagens os diretores doidos para irem embora, se entupiram numa kombi com os equipamentos e nós entramos no ônibus.
ZEZÉ que foi a ultima a entrar perguntou:
GENTE, ALGUÉM VIU MINHAS BOTAS?
Nas nossas cabeças brilharam 2 palavras: FORAM ELES!
Ela dá o ultimato:
O ÔNIBUS NÃO SAI ATÉ QUE AS BOTAS APAREÇAM!
Passados uns 15 silenciosos minutos nós cheios de ódio e com a barriga cheia de fome, vimos surgir o "PASSAPORTE" para continuar a viagem:
As benditas botas brancas, agora zebradas de graça pois tinham sido escondidas no motor traseiro do ônibus. Não sei como ZEZÉ se sentiu, mas eu quase tive um ataque cardíaco!
O ônibus se tornou um mausoléo mas no meio da viagem ele para, abre-se a porta e entram 2 diretores, um deles com um "garnizé" (galo ao contrario) na testa ou afundamento de crânio que deve ter inspirado ao NESTOR o titulo do livro GALO JA CANTOU.
Na pressa de irem embora a kombi batera mandando meia dúzia para o hospital.
O FIM DA HISTÓRIA
Após uns 3 meses de telefonemas, idas e vindas, consegui receber por minha participação no filme. Gastei bem mais tentando receber do que ganhei pois a empresa Lanterna Mágica Produções fez a mágica de deixar na "lanterna" da folha de pagamento aos que ela devia, para ver se eles desistiam.
Eu não quis ir a PRÉ-ESTRÉIA deixando ara saborear meus minutos de glória no lançamento do filme nos cinemas. Triste destino o meu!
O CORDÃO que era de OURO após a pré-estréia VIROU LATA e eu pude ver só uns 10 anos depois que os meus MINUTOS DE GLÓRIA tinham virados MÍSEROS e IRRECONHECÍVEIS 10 SEGUNDOS.
Por SORTE o fotografo que registrou a foto que esta na contra-capa do PEQUENO MANUAL do JOGADOR de CAPOEIRA do NESTOR CAPOEIRA só foi impedido de fotografar as cenas do filme logo depois desta foto porque o "CLIC" da maquina estava entrando na trilha sonora.
O DIA DA PRÉ-ESTRÉIA por Nato Azevedo
A pré-estréia foi no ultimo cinema de Copacabana no Posto 6, não me lembro o nome no fim do ano, 400 ou mais lugares completamente tomados pela galera capoeirista. Recebemos todos um questionário (que virou aviãozinho na sala escura) e um lápis para anotar as opiniões sobre o filme.
Foi uma bagunça geral, muita conversa durante a projeção, um zum-zum-zum danado e até algumas vaias não sei bem porque. Adorei o filme de cenários naturais belissímos, um maculêle&bumba-meu-boi empolgantes e um enredo futurista bem plausível.
Infelizmente se CORDÃO DE OURO foi lançado no circuito comercial não ficou muito tempo, pois dizem que o produtor Antonio Carlos Fontoura, nome respeitado no mundo cinematográfico, receando a rejeição do filme não o colocou em cartaz! FIM
O HOMEM é um ANIMAL que PENSA QUE É HOMEM!
Não a duvidas que nós seres humanos jogamos pro alto as oportunidades que a vida nos apresenta, os comentários que ouvi da atuação dos capoeiristas mais graduados que participaram do resto do filme foram lamentáveis, talvez sabendo da nossa dificuldade de receber "sacanearam ao máximo"!
Sendo isto verdadeiro e juntando a atuação dos 2 ai em cima mais as atuações em outros filmes (teve um que tinha parceria com alemães) de pessoas do Rio que chegou ao meu conhecimento, me levou ao uso desta frase cujo autor não me lembro!
LEITEIRO
Duas ressalvas acho importantes:
1ª: O Cordão de Ouro é a Estrela de Davi, e não o Signo de Salomão, ou 5 Salomão no popular!
2ª: Nestor Capoeira pega a Chamada pelo lado, e não pela costa!
Estranhamente, quando conheci Lua Rasta e Camisa, eu era mais velho que eles, no entanto a representatividade deles na Capoeira, fazia-nos v-los mais velhos, interessante isso!
Link de Cordão de Ouro - The Movie
http://www.youtube.com/watch?v=qWb 8pDzxko&mode=related &search=
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Link do texto com fotos:
professorleiteiro.blogspot.com/2008/02/cordo-de-ouro-o-filme.html
Para a minha VERDADE só existe uma réplica A MENTIRA! (Leiteiro)